Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

terça-feira, 26 de junho de 2012


UM POUCO DA  MINHA HISTÓRIA

Ao escrever sobre a nossa história, podemos correr o risco de criar uma imagem que não representa o que realmente somos. Nessa linha de pensamento podemos cometer um outro erro, que é transformar a imagem daquilo que somos, em algo que gostaríamos de ser. Para não cometer nenhum desses dois erros, vou contar um pedaço da minha história no ambiente underground e na política.

Comecei no início da década de 80 como líder estudantil e peguei gosto pela coisa. Mais tarde me engajei na luta sindical, em defesa de uma educação de qualidade, além de me iniciar na política partidária, acreditando que assim poderia transformar o mundo. Depois de alguns anos assumi a Secretaria de Educação de Cotia, e durante dois mandatos realizei boa parte dos sonhos que foram possíveis de serem realizados. Quebrando o gelo, como já dizia Jorge Mautner na mesma década, a luta de classes desapareceu e os movimentos sociais passaram a ser pautados por questões ambientais e de gênero. Assim sendo, estou engajado no Partido Verde.

Nesse tempo de amadurecimento estudei muito, li livros, escrevi livros, fui a shows e a teatros, participei de eventos culturais, lutei pelo fim da ditadura militar e pelo reestabelecimento da democracia, participei do movimento das “Diretas Já”, depois do impeachment do Collor, e até conheci Brasília, que achei monótona demais. Outro dia encontrei uma amiga que se lembrou de uma época inesquecível na minha vida: a dos espetáculos da Lira Paulistana, da Feira da Vila Madalena, da Fábrica do Som e de inúmeros outros eventos, que foram marcando não só a minha vida, como a minha alma. Como um bom vinho, acho que estou preparado para enfrentar essa nova fase.

Quero me despedir das colunas do Portal Viva e do Portal Viva Granja, para os quais escrevi 58 artigos sobre assuntos diversos, agradecer à Fau Barbosa e ao Marcio a oportunidade que me deram, e que espero ter de volta assim que o período de campanha eleitoral terminar.  

Bem, de verdade mesmo só contei o que podia.

Prof. Marcos Roberto Bueno Martinez

CONSTRUINDO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO




Ao assumir a Prefeitura de Cotia, em 2000, a nova gestão[1] iniciou de fato a implantação do projeto de governo na área da educação, proposto durante a campanha eleitoral. A primeira ação foi desencadear um processo eleitoral para escolha do secretário da educação. Assim, Cotia foi o único município do Brasil a realizar esta eleição, algo nada comum, pois os cargos de secretário são de confiança do prefeito. Este ato de coragem começou a fazer a diferença na educação do município. Com o passar do tempo, o resultado, segundo o Índice Paulista de Responsabilidade Social[2]: no ano de 2000, Cotia aparecia na 454ª colocação (péssimo), e em 2006, na última avaliação realizada pelo instituto, Cotia avançou para a 48ª colocação na região metropolitana da Grande São Paulo.

PÉ NA ESTRADA



Depois de lançada a proposta de eleição para secretário da educação, partimos cheios da esperança de que poderíamos elaborar um projeto que mudasse a “cara” da educação na cidade. O primeiro passo foi organizar uma equipe de profissionais altamente estimulados, focados na realização de um projeto inovador. Convidamos educadores de várias faixas etárias, com experiências diferentes em educação, e na casa da professora Sati nos reunimos durante meses para discutirmos sobre temas diversos, a fim de que o projeto pudesse causar um grande impacto na rede municipal de ensino. Naquele momento os professores viam a nova administração com desconfiança e muitos estavam céticos e cansados de promessas. E tinham razão de se sentirem assim, devido ao tratamento que receberam durante anos. Não foi fácil esta possibilidade de esperança! A primeira ação do grupo foi ouvir os professores da rede e pesquisar dados com que pudéssemos vislumbrar soluções concretas aos problemas apresentados. Passo a passo fomos conquistando muitos educadores. Depois do primeiro esboço pronto fomos visitar as escolas –  quase 60 escolas foram visitadas –  para conhecer suas realidades e conversar com mais professores, abrindo um canal para a discussão do projeto e para que eles apresentassem novas sugestões. O projeto foi criando vida e forma. Foi uma experiência  extraordinária.



[1] Administração do Prefeito Joaquim Horácio Pedroso Neto.  Primeira gestão: 2000 a 2003. Segunda gestão: 2004 a 2007.
[2] Índice Paulista de Responsabilidade Social – indicador de escolaridade e seus componentes. Fundação                        SEADE – www.seade.gov.br 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ENTREVISTA



Nesta sexta feira, 8 de junho, participarei do Programa Hora Marcada, com Roberto Ferrari, conversando sobre educação, saúde e outros assuntos. Não perca! Fique ligado no endereço www.tnibrasil.com.br  -  às 20h15min.

Clique e participe do bate papo.