Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

HOUVE FRAUDE ELEITORAL PARA VEREADOR EM COTIA?



Um tema delicado, que envolve a credibilidade do sistema de urnas eletrônicas, e que deve ser abordado com muito cuidado e critérios éticos. Estão em jogo mais de cem anos de república, com momentos históricos de sistemas de governo autoritários e democráticos. Este último ciclo da nossa vida política foi conquistado com a luta de vários segmentos da sociedade. A cada eleição, a cada voto, reforçamos as instituições democráticas. Portanto, usar de leviandade ou de fatos inverídicos põe em risco a continuidade da construção dessa sociedade que tanto sonhamos.

Antes quero colocar este objeto de estudo como algo do qual me distanciei, para poder julgar ou opinar, pois fui candidato a vereador e não pretendo de forma alguma me colocar como derrotado, mas refletir sobre o sistema de votos através das urnas eletrônicas. Após as eleições, já convencido de que não tinha ganhado o pleito, retomei a vida. Porém, nos primeiros dias comecei a receber visitas de amigos que tinham sido candidatos e também de eleitores, relatando alguns acontecimentos que não são comuns ao processo de uma eleição, como por exemplo:


- a  foto do(s) candidato(s) em que votaram não apareceu na urna;

- eleitores de extrema credibilidade, que votaram no seu candidato, verificaram que os votos não foram computados; (Onde estão? Para onde foram esses votos?)

- em alguns casos, eleitores foram recepcionados na porta da seção com o comprovante de votação, já pronto.


Se estes fatos tivessem sido relatados somente por uma ou duas pessoas, não deveríamos talvez dar tanta importância mas, como aos poucos aumentou o número de candidatos e de eleitores que relatavam situações semelhantes, e frente ao número de seções existentes no município, creio que merecem uma maior atenção.

Isto não aconteceu somente em Cotia, mas também em outros municípios, em especial em Curitiba, onde houve a prisão de um cidadão que queria vender um sistema para desvio de votos para uma coligação da cidade. Fora isto, na Internet são vários os vídeos que vêm mostrando a vulnerabilidade do sistema de urnas eletrônicas no Brasil. Veja por exemplo estes: 




Frente aos relatos é bom salientar que estes não são documentos, mas nos servem de norte para questionar onde está a falha no sistema eleitoral. Na fiscalização ou...? 


Professor Marcos Roberto Bueno Martinez

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

UM CASO DE AMOR




Pode até ser redundante, exagerado: amo meu filho! Este ano ele completa 27 anos, durante os quais vivemos muitas histórias juntos, que nos tornaram grandes. Já entramos em conflito e também já construímos momentos decisivos em nossas vidas. Um filho e um companheiro. Redundantemente: amo meu filho! Parabéns!


Marcos Roberto Bueno Martinez