Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

SEPARAÇÃO É DIFICIL


Separação significa deixar para trás coisas que acreditávamos que seriam para sempre. Nem tudo é pra sempre!

Quando nos separamos de alguém com quem combinamos construir uma vida, o mundo desaba. Num primeiro momento o que queremos é achar um culpado pelos fracassos daquela relação que tinha tudo para dar certo. Porque não deu certo?

Nas primeiras avaliações, o culpado é sempre o outro. Aí começa uma história de vitimização. 
A sensação que fica é de um vazio imensurável. Só quem passou por essa situação pode contar sobre esse sentimento. Fiz quase tudo que ele ou ela queria! Quase tudo! Porque não deu certo? Ficamos despedaçados interiormente.

O gosto do metal de péssima qualidade toma conta do hálito quando não encontramos respostas para as fantasias, aquelas que não conseguimos concretizar em uma relação. Eram tantos sonhos e desejos...

Esse sofrimento vale tanto para a relação tradicional ou não. Cada um com sua dor. Dor passageira ou não, cada uma do seu jeito. Porque nos separamos se creditávamos ao outro(a)amor eterno? 

A angústia aumenta demasiadamente quando analisamos do ponto de vista religioso.

Quanto mais perguntamos mais nos culpamos. A culpa é um sentimento que foi inventado pelo diabo. Pode acreditar!

Que culpa tem os filhos em uma separação? Às vezes são esquecidos! São esquecidos como se quiséssemos negar a sua existência. Queremos apagar do nosso pesadelo que eles vieram daquele sonho que acabou às turras (nem todo mundo é assim). Eles existem de carne e osso e sofrem tanto quanto os separados. Separação implica deixar pessoas que você gostou muito. Ainda bem que temos um arquivo chamado lembrança. Para matar a saudade.

Manter as rédeas dos nossos sentimentos para que a coisa não descambe para o desrespeito é difícil também. Quando a relação começa a degringolar voltamos a metralhadora para o amado(a) ou ex-amado(a)e tudo aquilo que não falamos durante muito tempo vem à tona. Coisas que nos magoaram e não falamos em nome do amor perfeito. Nesse ato de desabafo nos aliviamos. Ufa, falei!

Um alívio que vem seguido de um vazio. Vazio que vai melhorando com o passar do tempo e quando vamos analisando e descobrimos que a responsabilidade do fracasso tem que ser dividida. Quanto é duro e doloroso assumir que não somos tão perfeitos quando imaginávamos. 


O melhor é fazer uma avaliação honesta para não ficarmos ranzinzamente insuportáveis. Aceitar viver o que resta da vida introspectiva e sozinha(o). Ora, não existe amor perfeito, existe amor. Sempre que possível devemos estar abertos a outras aventuras sem medo. O término de um casamento não é o fim do mundo.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

AFILHADO


UMA CARTA AO JOÃO GUILHERME

Ao João Guilherme, com carinho,

esperamos que você construa seu caminho com preceitos baseados no humanismo. Ainda é muito cedo para você saber de algumas coisas. Aceitamos este convite para sermos seus padrinhos com o intuito de acompanhá-lo nesta sua missão e passagem por aqui. Esperamos que, com a missão que assumiste no plano espiritual, possamos interferir de forma positiva quando precisar de alguma orientação, meu caro João.Também quando precisar de uma palavra amiga.

Hoje em dia as coisas estão um pouco esculachadas e desmoralizadas, quase tudo que praticamos socialmente é muito ligado à aparência. Quase tudo! Os padrinhos são convidados e logo se esquecem dos compromissos. Nós nos comprometemos a não nos esquecermos da responsabilidade que assumimos diante do mundo espiritual e Deus.

Guilherme, queremos compartilhar contigo o ensinamento da solidariedade. Compartilhar o ensinamento da fraternidade que hoje já está difícil encontrar entre nós. Imagina quando você crescer, o quanto vai ser importante saber sobre esses ensinamentos. Aproveite e aprenda.

Você é um menino de sorte por ter dois casais de padrinhos. A sua chegada foi preparada no mundo espiritual. E muita festejada! Você não imagina? Não deixe de ouvir os conselhos dos seus pais e dos seus padrinhos. Muitas vezes a rua vai lhe oferecer facilidades, nem tudo que é fácil deve ser aceito. Converse e ouça seus pais, sempre! Nunca esqueça que este amor, paterno e materno, foi construído durante centenas de anos (muitas reencarnações). Eles sempre estarão lhe esperando.


Um abraço fraternal dos seus padrinhos

domingo, 23 de novembro de 2014

QUE ÓDIO!


Ódio contra nordestino! Ódio homofóbico! Ódio da Friboi! Outro dia uma senhora no mercado disse que não compraria mais carne da Friboi enquanto a Dilma continuasse dona da empresa.Ódio pela cor vermelha (anticomunismo)!O que está acontecendo com as pessoas que, de um tempo pra cá, começaram a se revelar, sobre assuntos que aparentemente estavam resolvidos, com tanto ódio.Na verdade assuntos que não estavam tão resolvidos,mas encubados em nome do politicamente correto.

Existe uma mistura de ódio com desinformação.

Os comentários de que a Friboi era do filho do Lula também foi pauta (bobagem). Enquanto isso deixamos de discutir coisas importantes. Outro dia um jovem foi hostilizado quando passava pela Paulista e encontrou um grupo querendo o impedimento da Presidenta Dilma e, outro, a volta dos militares. Haja ignorância! Parece que estamos entrando em um frenesi apocalíptico.

Violência cega!

Um grupo de jovens espancou outro jovem até a morte por achar que ele era gay. O que determina que alguém seja isso ou aquilo? A roupa? O jeito de falar? O jeito de andar? O que determina que se possa espancar alguém até a morte? O que, afinal? Existe um padrão físico? Existe um padrão na vestimenta?

Linchamento!

Uma senhora ainda moça (mãe) foi linchada no litoral por um motivo banal. Alguém postou nas redes sociais que ela fazia feitiçaria com crianças. Será que não aprendemos nada com os acontecimentos como o caso da escola de base? Cenas animalescas.

O pior de tudo é que muitos que estão provocando esse tipo de situação de ódio e gente de “catigoria” (também tem gente sem “catigoria”nenhuma nesse meio).

Será que adianta escrever sobre esses movimentos? Intituláveis! Penso que sim. Seria a mesma coisa que colocar um doce em uma estante e pedir para uma criança não mexer. Parece que existe uma convicção autoritária de que tudo isso está certo para defender o status quo. Uma defesa imbecil contra o comunismo. Argumentos irracionais! Sem sentido! Descontextualizados. Que ódio é esse? Será que estamos entrando na onda da barbárie? 


Que nada, já estamos nela faz tempo... Nunca saímos!

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

TRATADO GERAL DAS GRANDEZAS DO ÍNFIMO


Manoel de Barros,
saudades


TRATADO GERAL DAS GRANDEZAS DO ÍNFIMO

A poesia está guardada nas palavras-é tudo que eu sei. 
Meu fado é o de não saber 
quase tudo.
 Sobre o nada eu tenho 
profundidades.
Não tenho conexões 
com a realidade.
Poderoso para mim não
é aquele que descobre ouro.
Para mim poderoso é aquele que 
descobre as insignificâncias
( do mundo e as nossas)
Por essa pequena sentença
me elogiaram de imbecil.
Fiquei emocionado.
Sou fraco para elogios.

domingo, 2 de novembro de 2014

CAMPANHA ELEITORAL DOS ENSANDECIDOS


“Experimentar a diferença de ideias mansamente é uma das evidências da amizade”!
                                                                                                                 Rubem Alves

Um pouco de tudo aconteceu nesta última campanha eleitoral, mas o que prevaleceu foia desinformação diante de tanta informação, mesmo que, às vezes, manipulada!

Muitos temas elencados nas redes sociais produziram falatórios e brigas em uma proporção descabida. Sem sentido! Dando vazão a frases preconceituosas à beira do ódio e rancor (na maioria das vezes os candidatos e os eleitores deixaram de discutir o que realmente interessava...). Ora, o que assistimos de fato nesses dias de campanha foi a“velha” luta de classes aflorando e mostrando as diferenças entre as várias classes sociais,sem deixar de lado a alienação diante dos mecanismos que fazem funcionar a sociedade.

A que classe social você pertence?

Bastava declarar o voto a um candidato que contrariasse a escolha de outro eleitor (amigo ou não...) para o xingamento tomar conta da relação... (amizades de longas datas foram interrompidas). Bobagens!

Talvez isso mostre um pouco,realmente, como somos intolerantes diante das diferenças. Somos iguais só da boca pra fora. Esta rixa entre São Paulo e o Nordeste é tão viva dentro das pessoas que chega a amedrontar. O preconceito contra o negro e as minorias tomou dimensões assombrosas. Foi muito bom que esses sentimentos viessem à tona na medida em que denunciaramo quanto, ainda, precisamos trabalhar questões que nos atormentam quando se trata de diferenças ou de diferentes.
Grande engano quando achávamos que a democracia resolveria esses sentimentos e costumes. Eles estão arraigados na nossa História. Arraigados em nossa memória. Arraigados no inconsciente coletivo. 

Outra argumentação até ingênua nessa eleição tomou dimensão idiotizante. De um lado os pobres e do outro os ricos. Foi um samba do crioulo doido, pobre defendendo rico e rico defendendo pobre. Parece que não temos um conhecimento de como funciona o mecanismo dos meios de produção que nos incapacitam para termos noção do que somos nessa estrutura capitalista (no comunismo não seria diferente).

O que você é:pobre ou rico?

Deixamos mais uma vez de discutir aquilo que interessa. Ótimo para os políticos. O que tinha de gente sem noção nessa eleição foi absurdamente assustador. Tudo vale como aprendizado. Algumas pessoas estavam tão envolvidas emocionalmente e comprometidas com a desinformação que sua pauta reivindicatória era a volta dos militares ao poder. Besteira! (Viva a democracia!).

Um aspecto negativo dessa eleição foi pautar a corrupção como se fosse uma invenção de quem está no poder atualmente. A corrupção não é uma invenção nacional. A corrupção não é uma invenção de quem está no poder independente da época. A corrupção surgiu com a humanidade. O que precisa é criar mecanismos para coibi-la.

Esse purismo de que meu partido vai ser melhor que o outro...ilusão! Talvez aí esteja um motivo porque nos decepcionamos com a política e com os políticos. Deveríamos nos decepcionar com nossas posturas preconceituosas. Temos que mudar o mecanismo que faz funcionar essa engrenagem. Além disso, mexer com a gente naquilo que desejamos para a sociedade. Corrupção é um vício que está engendrado em todos os setores da sociedade. Como é fácil apontar o dedo em riste para o outro. 

Como é difícil olhar para o próprio umbigo.

Fazer de conta...
Qual a vantagem que posso tirar disso ou daquilo e se fodam os outros, o esperto é livrar minha cara (nem todo mundo é assim...).
Orgulho de ser brasileiro!

Vivemos em um país democrático.