Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

domingo, 6 de dezembro de 2015

FINAL DE ANO... COMEÇO DE ANO...


Uma coisa bacana do final de ano, além da confraternização, é que ele provoca uma ilusão saudável de que as coisas vão mudar. Uma ilusão que cria uma expectativa de que renasceremos... Renasceremos fortes! Recarregaremos a bateria e começaremos o ano novo com esperança. Ora, quem não sabe? A esperança remove montanhas.

Sabemos que poucas coisas vão mudar, mas alimentamos a ilusão da transformação imediata. Essa ilusão provoca uma forte reação interior. Explode! Ela é um fio condutor para uma reflexão do que realizamos durante o ano que está indo embora. Refletimos sobre os planos que não realizamos. Afinal, acertos e erros se completam. Assim crescemos, amadurecemos e sonhamos...

No final de ano, em segundos buscamos na memória tudo que passamos.  Lamentamos! Lamentamos aquilo que deixamos de fazer. Enaltecemos! Enaltecemos aquilo que fizemos. As coisas são assim. Turbilhões de emoções. Só um maluco da cabeça e do pé não deseja crescer.  

Não abra espaço para a tristeza neste final de ano. Não abra espaço para culpas neste final de ano. A vida é um risco constante de ganhos e perdas. É assim que caminhamos nossa existência.  

Neste final de ano reconcilie-se com alguns desafetos. Se não conseguir se reconciliar, perdoe. Se não consegui perdoar não se culpe.  Final de ano é propício para colocar os sentimentos em ordem.  Para colocar os sentimentos em dia.

Abrace o outro e deseje coisas boas. Abrace sem medo. Conta-se nos dedos quem resiste a um ato de carinho. Muito poucos. Faça as pazes com você. Esteja em paz com você. Assim as coisas vão caminhar bem melhor.

Coma bastante neste final de ano. Agora não é hora de inventar regime.  Dê bastante risada, não se importe com o que vão dizer.   Não resmungue dificuldades, elas passam. Construa  pensamentos positivos para o próximo ano. Força! Caminhe e crie novos sentidos. Você consegue. A gente nunca está só.

Abrace as diferenças. Há quem não acredita em nada do que escrevi. Há quem não acredita na existência de Deus. Há quem não acredita em festas de final de ano. O exercício maior é respeitar quem pensa e vive diferente de nós. Reflita. Construa um padrão vibratório positivo.


Abrace a vida.