Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

domingo, 31 de janeiro de 2016

“PRO DIA NASCER FELIZ”


Você já assistiu a um filme que lhe marcou tanto que gostaria que seus amigos vissem? Um filme que lhe provocasse tanta emoção e reflexão que você gostaria que muitas pessoas assistissem? Quando assisti ao filme “Pro Dia Nascer Feliz” (o filme está à disposição no Youtube), do cineasta João Jardim, me deu essa vontade louca que muitas pessoas fizessem o mesmo.  Assistam! Aí resolvi escrever este pequeno artigo. O filme trata de um tema que nos custa caro, enquanto nação. Um tema corriqueiro quando se fala que alguma coisa precisa mudar no país. Educação. Quanto nos custa caro uma educação de péssima qualidade?

Um documentário extraordinário.

O filme não traz nenhum especialista em educação para tratar do assunto. Nenhuma reivindicação política. Nenhum curioso querendo tratar de um assunto que desconhece. Nenhum palpiteiro. Os protagonistas do documentário são aqueles que estão inseridos no contexto da escola. Funcionários. Alunos. Direção e professores. A clareza com que estes atores inseridos ali falam de violência, abandono, despreparo profissional, humilhação, condições péssimas de trabalho, pautam-nos que os problemas são muitos, mais sérios do que imaginamos.

Jovens de regiões diferentes do Brasil com sua fala acentuam descaradamente como a educação é tratada com descaso e desrespeito pelos agentes públicos. Com toda falta de estrutura, adolescentes buscam uma saída através do estudo. Destaca-se uma garota, poetisa nordestina, que acredita no seu talento, mas é desacreditada pelos amigos e professores que não enxergam nela este talento. Entretanto persiste! O aluno carioca que trava uma luta árdua entre ficar na escola ou entregar-se a o tráfico. No tráfico ele será muito mais reconhecido do que se frequentar a escola.  Os professores não desistem deste garoto. Investem em projetos interdisciplinares. Sozinhos. A garota de classe média da escola particular em São Paulo que tem seu caminho trilhado. Futuro certo. As diferenças sociais deste país são realmente gritantes.

Um filme que merece ser assistido!

O que me deixou emocionado e perplexo foi a angústia no depoimento dos nossos jovens, bem nascidos ou não, com a ausência dos pais. Muitos querem ser ouvidos. Abraçados. Querem atenção. Muitos jovens encontram este aconchego no seio da escola. Este fato reforça a ideia, já antiga, de que a presença dos pais no ambiente da escola é salutar. Muitos pais não conhecem seus filhos até serem chamados à direção por alguma situação disciplinar. Reagem perplexos: “Este não é meu filho.” - quando a Direção relata as atitudes dos seus rebentos.  Muitos pais não sabem lidar com este novo filho. A contrição é a primeira reação.

Um grupo de jovens conversa entre si sobre as agressões praticadas por eles contra professores com a maior naturalidade. Professores com medo. Professores acuados. Agressões físicas e psicológicas. Os pais desconhecem. Um documentário que deve ser assistido... A saída deste caos é simples, mas não simplista.


Um filme necessário, que deve ser assistido com a família. Insisto!  

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A EDUCAÇÃO DE ANTIGAMENTE ERA PARA POUCOS


Quem já não ouviu dizer que as crianças de antigamente eram bem educadas, não respondiam, eram obedientes, etc. e tal? Quando comparamos as crianças de ontem com as hoje, não faltam críticas, como a de que atualmente elas não respeitam os mais velhos. Tolices. Ora, talvez seja difícil perceber que os tempos são outros. É muito mais fácil falar do passado do que da nossa realidade atual, mas não se esqueçam de que a educação de tempos atrás servia muito bem às elites.
Antigamente a família tinha uma formação muito bem definida. A educação era rígida. Em muitos casos, se os pais não fossem obedecidos nas suas ordens, os castigos eram a solução. Violência. Se um filho questionasse uma opinião do pai, o couro do cinto comia solto. Hoje, a família não tem uma formação tão definida como antes. A mãe “saiu de casa” para entrar no mercado de trabalho. Hoje tem muitas mães que assumiram o papel de pai. Hoje tem muitas famílias em que os avós assumiram o papel dos pais, e assim vai. Ocorreu uma mudança significativa.
Talvez alguns queiram educar as nossas crianças como fomos educados. Não é possível. Caímos na besteira de dizer que antigamente aprendia-se mais na escola. Outra tolice. É bom lembrar os incautos que a educação de antigamente não era para todos. Francamente, a qualidade do ensino, que está mal, não é culpa dos professores e nem dos alunos. Repito sempre: falta um projeto de educação que lide com esta questão da educação com profundidade.
A relação entre criança e família e a escola não pode continuar de forma vertical e sim passar a ser horizontal. A relação tem que ser democrática. Como experiência e exemplo, podemos pegar as ocupações das escolas pelos alunos em São Paulo, contra o Plano de Reorganização. Os alunos tiveram um sinal que esta relação pode ser diferente e democrática, ao exigirem o diálogo. Neste caso quem estabelece o respeito é o conhecimento.  
Posso estar errado nessa opinião, alguns colegas continuam achando que educação boa era aquela rígida. Autoritária. Aquela que os alunos só recebiam informação. Aquela que o aluno era um bom ouvinte. Quando este aluno não ia bem dentro desta disciplina rígida, era excluído. As provas com notas azuis e vermelhas eram também uma forma de trabalhar com a pedagogia do medo. Pressão psicológica.  É bem assim: vocês sejam obedientes ou suas notas podem ser vermelhas. Sejam educadinhos.


SERÁ QUE EXISTE AINDA EM ALGUM LUGAR A MONGA, A MULHER ASSASSINA?



Resolvi escrever este artigo depois que conheci o cinema 3D.  Outro dia fui com a Karolina e a Germana assistir a um daqueles filmes rápidos que são exibidos em uma sala pequena, escura e com cadeiras confortáveis, que se movimentam com o passar do filme na tela. Este movimento tem o objetivo de provocar sensações. Acompanhado com óculos 3D, coisa chique.

A Karolina adorou e já pediu para assistir a outro filme deste tipo. Sinceramente achei uma chatice e não me provocou sensação nenhuma. Nem de medo. Nem de alegria. Nem de pavor. Apatia. Além da boa companhia das Marias, o cinema 3D me fez lembrar a Monga, a mulher-gorila. Sensacional! Nada contra o cinema 3D. Provavelmente assistirei a outros filmes, novamente, nesta tecnologia moderna.

Aqui entre nós, quem já teve a oportunidade de assistir “Monga, a Mulher Assassina”, não se esqueceu até hoje e nunca se esquecerá.  Este divertimento ilusionista provocava medo. Testava a nossa coragem. Adrenalina subia... Se algum garoto se recusava a entrar com os amigos para ver a Monga, caia em desgraça: “Você é frouxo.” “Medroso.” E outros adjetivos impróprios. Era motivo de chacota por um bom tempo.

Para quem nunca ouviu falar da Monga, era um espetáculo algo tenebroso, depois da transformação. Antes ela se apresentava como uma mulher linda. Linda mesmo! Tipo essas moças bonitas de novela ou de filme americano. Os garotos ficavam assanhadinhos. O cartaz no banquinho com a foto da belezura anunciava a sua perigosa transformação em Monga, a gorila assassina. A todo o momento você era testado.   

O cenário era o seguinte: uma sala escura e na parede do fundo uma jaula com uma grade, como de cadeia. Uma lâmpada bem fraquinha. Uma voz soturna anunciava a transformação.  A linda moça ia lentamente criando pelos no seu corpo. A música fúnebre ajudava a aumentar o medo, e em poucos minutos a ela virava uma gorila furiosa. Até esta parte do espetáculo tudo bem. Quando a mulher gorila começava a gritar e abria a grade da cela o bicho pegava. Era gente gritando e pedido socorro. Era gente trombando com a parede lateral da sala escura. Confesso que muitas vezes fiquei do lado de fora do recinto para ver e dar risada da reação das pessoas.

Numa destas vezes uma moça saiu com o vestido todo rasgado. Outra vez, outra moça saiu aos gritos e estapeando o namorado. Um rapaz saiu todo mijado. Gente desmaiada. Tudo aquilo era muito engraçado. Como sugestão: alguém poderia produzir um filme com a  Monga, a Mulher Assassina, e passar no cinema 3D? A Monga vai te pegar. Risos!