Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

terça-feira, 22 de maio de 2012

INDICAÇÃO DE LEITURA



Pulmão de aço – uma vida no maior hospital do Brasil é um livro emocionante e contundente, que conta a história de Eliana Zaqui, moradora permanente do Hospital das Clínicas há quase 40 anos. Não o considero um livro de autoajuda, pois vai além disto: é a história de vida de Eliana e de seus companheiros de UTI e quarto no hospital. Há tempos que eu não lia um livro desses, que dá vontade de ler de cabo a rabo, a cada palavra a experiência de vida de quem deu entrada no hospital ainda bebê, com poliomielite, e que ficou imobilizada do pescoço para baixo e com deficiência respiratória.

Não pense que o livro de Eliana é para chamar sua atenção para que você possa ser melhor e levá-lo às lagrimas. Pelo contrário. A cada capítulo uma superação é narrada, mas sem a onda de vitimização que normalmente tem este tipo de literatura. O livro é pura vida e luta de quem quer continuar vivo.

Para finalizar, a leitura é tão boa, que parece quando a gente começa a comer salgadinho e não consegue parar. Ótima!

Professor Marcos Roberto Bueno Martinez

Pulmão de aço – uma vida no maior hospital do Brasil
Eliana Zaqui
Editora Belaletra.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

UMA DICA DE LEITURA




HOMENS INVISÍVEIS: RELATOS DE UMA HUMILHAÇÃO SOCIAL.

Uma leitura esclarecedora sobre aqueles (as) que estão todos os dias, no nosso cotidiano, e não enxergamos. Talvez o único nome que reconhecemos e damos eles seja o de “Tio” ou “Tia”. Eles são invisíveis mas presentes, limpando o banheiro e catando o lixo que jogamos muitas vezes no chão. Depois de ler o livro do psicólogo Fernando Braga da Costa, é visível o quanto são ignorados. Andam de cabeça baixa, olhando para o chão, com uma postura de subserviência e sem nome. A tese de doutorado do Dr. Fernando deve ser lida e analisada para entendermos melhor as pessoas que nos cercam e sua condição social. Qual é mesmo o nome daquele que limpa o chão do shopping ou qualquer outro espaço?

Professor Marcos Roberto Bueno Martinez

Livro:
Homens invisíveis: relatos de uma humilhação social
Autor: Fernando Braga da Costa
Editora Globo

quarta-feira, 9 de maio de 2012

UMA INFORMAÇÃO RAPIDINHA:



O PALHAÇO QUE NÃO É TÃO PALHAÇO...

Li a entrevista do Deputado Everaldo Oliveira Silva (Tiririca) na revista Piauí, sobre sua história de vida e sua atuação no Congresso Nacional. Ele deu um “cala boca” em muita gente. Tiririca é um deputado que tem frequência de 100% nas sessões da Câmara e faz parte da Comissão de Educação e Cultura, na qual apresentou um projeto para gente de circo como ele. Nesse projeto, ele pede para que as crianças e jovens desse segmento da sociedade tenham direito garantido nas escolas das cidades por onde passam. O “Abestado”, como se intitula às vezes, venceu mais um preconceito: o da intolerância.

Revista Piauí de maio –  número 68.

Prof, Marcos Roberto Bueno Martinez

segunda-feira, 7 de maio de 2012


UMA NOTA DE CARINHO E RESPEITO



A MORTE É UM GRANDE DESPERTAR

 (NELSON RODRIGUES)



Na década de 80 a Escola Estadual Vinícius de Moraes, localizada em Cotia, destacou-se pela luta contra o fim do Regime Militar. Desejávamos que o país devolvesse os direitos constitucionais usurpados aos seus cidadãos, fato que foi conquistado depois de um tempo, com muita organização e luta.

A Escola Vinícius de Moraes era uma faculdade para a vida, na medida em que incentivava discussões pertinentes àquele momento. A professora e vice-diretora Zilá fez parte deste processo de construção de gente que pensa, que participa e decide.

Carinho e respeito não se compram, se conquistam, e a senhora está marcada na história de vida de cada um de nós.

SAUDADES!

Alunos da “faculdade” Vinícius de Moraes.