Durante o tempo que lecionei, tinha dificuldade
de vincular um tema abrangente e que era exigido no currículo do ensino de
História, com o cotidiano do aluno. O motivo desta dificuldade muitas vezes se
dava por eu próprio não ter vínculo com o lugar onde lecionava, ou por falta de
material de pesquisa, e também pela obrigatoriedade de seguir o famigerado
conteúdo escolar. Na medida em que vamos amadurecendo profissionalmente,
percebemos que podemos arriscar outras formas de ensinar que não sejam tão convencionais,
sem deixar de ensinar para os alunos o conteúdo exigido.
Vou usar como referencial neste artigo a cidade
de Cotia, onde desenvolvi um trabalho em sala de aula para cativar e trazer o
aluno para o ensino de História, partindo do seu lugar para chegar aos temas
gerais da História. Esta experiência pode ser também a da sua cidade, de
qualquer lugar do mundo. Vamos lá!
Antes de iniciarmos a conversa quero convidá-los a conhecer o blog e os sites a seguir:
O blog tem como objetivo resgatar a memória e a
história da cidade de Cotia. Lá encontram-se textos que apresentam momentos
diferentes da História do Brasil e que estão intrinsecamente ligados à cidade.
O primeiro texto que vamos esmiuçar e discutir tem a Rodovia Raposo Tavares como
eixo central, de onde fiz um passeio por três momentos diferentes da História.
A primeira parada foi no século XVIII, com a formação do segundo núcleo de
moradores da cidade. Depois no século XIX, com o surgimento da ferrovia que
quase fez Cotia desaparecer do mapa, e o crescimento atual, no final do século
XX e começo do século XXI.
Escolhi começar este projeto de trabalho com a economia
cafeeira e a construção da ferrovia para escoar o café produzido em São Paulo.
Mas o que estimulava muito este trabalho era a visita e o passeio a
Paranapiacaba e a ferrovia em Campinas, que todos podem visitar ainda hoje. A
pergunta provocadora era: “– Por que Cotia quase desapareceu com o surgimento
da ferrovia?” Dessa forma continuei ensinando o conteúdo mais abrangente,
interagindo com o cotidiano do aluno. Com a origem da cidade no século XVIII, em
pleno período colonial, escolhi o tema escravidão e o discutimos em várias
sociedades, até no Egito Antigo, e as várias formas de escravidão nos dias de
hoje.
O aniversário da emancipação política de Cotia é
no dia dois de abril e é ainda possível fazer este trabalho com outros textos
de períodos diferentes da cidade, interagindo com outros da História do país e
do mundo.
Professor Marcos Roberto Bueno Martinez
Nenhum comentário:
Postar um comentário