Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

terça-feira, 26 de junho de 2012


CONSTRUINDO UM PROJETO DE EDUCAÇÃO




Ao assumir a Prefeitura de Cotia, em 2000, a nova gestão[1] iniciou de fato a implantação do projeto de governo na área da educação, proposto durante a campanha eleitoral. A primeira ação foi desencadear um processo eleitoral para escolha do secretário da educação. Assim, Cotia foi o único município do Brasil a realizar esta eleição, algo nada comum, pois os cargos de secretário são de confiança do prefeito. Este ato de coragem começou a fazer a diferença na educação do município. Com o passar do tempo, o resultado, segundo o Índice Paulista de Responsabilidade Social[2]: no ano de 2000, Cotia aparecia na 454ª colocação (péssimo), e em 2006, na última avaliação realizada pelo instituto, Cotia avançou para a 48ª colocação na região metropolitana da Grande São Paulo.

PÉ NA ESTRADA



Depois de lançada a proposta de eleição para secretário da educação, partimos cheios da esperança de que poderíamos elaborar um projeto que mudasse a “cara” da educação na cidade. O primeiro passo foi organizar uma equipe de profissionais altamente estimulados, focados na realização de um projeto inovador. Convidamos educadores de várias faixas etárias, com experiências diferentes em educação, e na casa da professora Sati nos reunimos durante meses para discutirmos sobre temas diversos, a fim de que o projeto pudesse causar um grande impacto na rede municipal de ensino. Naquele momento os professores viam a nova administração com desconfiança e muitos estavam céticos e cansados de promessas. E tinham razão de se sentirem assim, devido ao tratamento que receberam durante anos. Não foi fácil esta possibilidade de esperança! A primeira ação do grupo foi ouvir os professores da rede e pesquisar dados com que pudéssemos vislumbrar soluções concretas aos problemas apresentados. Passo a passo fomos conquistando muitos educadores. Depois do primeiro esboço pronto fomos visitar as escolas –  quase 60 escolas foram visitadas –  para conhecer suas realidades e conversar com mais professores, abrindo um canal para a discussão do projeto e para que eles apresentassem novas sugestões. O projeto foi criando vida e forma. Foi uma experiência  extraordinária.



[1] Administração do Prefeito Joaquim Horácio Pedroso Neto.  Primeira gestão: 2000 a 2003. Segunda gestão: 2004 a 2007.
[2] Índice Paulista de Responsabilidade Social – indicador de escolaridade e seus componentes. Fundação                        SEADE – www.seade.gov.br 

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