Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

ENTRE COM TODAS AS FORÇAS DA SUA VIDA NO ANO 2014


Todos os dias, horas, minutos e segundos e assim vai... Fazemos reflexões do que achamos certo ou errado diante das nossas ações.Parece que, no final do ano, esse sentimento de autocrítica é maior. Sabe, é como se desacelerássemos o nosso ritmo frenético da vida que levamos e passamos a olhar, introspectivamente, para os filhos, para a companheira, pais, netos, tios, mães, amigos e assim vai... E olhar principalmente para nós? Como é difícil. Mas precisamos fazer nossa autocrítica do ano que está indo embora (ou não).

Quase todos nós sabemos dos nossos defeitos e qualidades. É muito difícil lidar com nossos defeitos.Queremos quase sempre arrumar uma justificativa para colocá-los de lado (guardá-los). Eu até topo mexer nos meus defeitos, mas o que não é legal é quando alguém atrevido resolve mexer nos nossos defeitos e apontá-los. Antes que apareça algum enxerido vou fazer a minha avaliação do ano. Em uma folha em branco, anoto tudo que aconteceu este ano. Nessa ação não fui legal. Nessa fui mais ou menos. Nessa outra... No final, com certeza, estaremos mais aliviados e sem culpas. Um sentimento que não devemos nutrir é a tal da culpa. Faz um mal danado. Sorriso no rosto e na alma e tocando a vida em frente.


Aqui fica um abraço da minha família e votos de um prospero ano! Muita alegria! Saúde! Seja narcisista também, eu me amo, eu sou lindo, com final feliz. Vista sua melhor roupa e dê abraços como nunca fez. Este ano que chega vai ser melhor. Muito melhor! Tenho muitos projetos e vou realizá-los. Sonhe alto, sem medo. Não se esqueça de colocar em suas realizações que, no próximo ano, você vai ser solidário com quem precisa. Muito trabalho e dinheiro no bolso. Silencie diante dos fogos e solte um grito de ano novo. Tudo de bom!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

RETROSPECTIVA 2013: DOZE COMENTÁRIOS QUE MARCARAM ESTE ANO


JANEIRO

COMENTÁRIO DO DIA NÃO FOI FATALIDADE, FOI DESCASO

Em casa noturna em Santa Maria (Rio Grande do Sul) morreram 230 jovens em incêndio. Há indício de que houve corrupção quando da liberação de alvará para funcionamento da boate Kiss. Lamentável!

FEVEREIRO

DIÁRIO DE UM PAI PAIS À BEIRA DA LOUCURA

Primeiro dia de aula da Maria Karolina na Escola. Ficamos ansiosos para buscá-la.Fomos antes do horário estabelecido pela escola. Antes que ela aparecesse no portão, perguntei ansiosamente para Bete: como foi o primeiro dia da Karolina na escola? Ela se comportou? Não deu trabalho? A moça da escola respondeu com um sorriso de que tudo tinha corrido bem. Os filhos quando estão em casa são tão diferentes! Conclusão: ela disse que fez desenho e o deixou na sala. Chorou que não queria ir pra casa...

MARÇO

COMENTÁRIO DO DIA

MAIS UM PARTIDO: PRA CHAMAR DE SEU

Tenho o maior carinho e respeito pela mulher Marina Silva. Fui ao Mercado Municipal de Cotia encontrei com o pessoal do pré-partido Rede, até assinei a lista de legalização do novo Partido, mesmo não acreditando que essa sigla possa mudar alguma coisa. Com a lei partidária e eleitoralque temos, a Rede vai ser, entre tantos, mais um. Não vai atender os interesses coletivos da sociedade e sim os individuais. Primeiro as negociatas, depois a negociata... O Brasil é uma mentira. Um detalhe que chamou a atenção é que a maioria que recolhia assinaturas era militante do PT.

ABRIL

COMENTÁRIO DO DIA

PROIBIR NÃO RESOLVE A QUESTÃO

Hipocrisia proibir bailes funk com o objetivo de diminuir a violência e o consumo de droga.Essa ação proibitiva é querer tapar o sol com a peneira. Atribuir a sensualidade feminina a esse estilo de música, de gosto duvidoso, é preconceituoso e mentiroso. A sensualidade já existia bem antes do funk. Proibir os bailes funk por invadir a privacidade é uma conversa que devemos levar a sério. Ora, o que falta mesmo é política pública para os jovens.

MAIO

COMENTÁRIO DO DIA

BOLSA FAMÍLIA

O bolsa família não é uma criação e nem invenção do PT, mas é, de fato, um alívio para as famílias que vivem em absoluta pobreza. Vamos deixar de lado essa discussão idiota para saber de quem foi a ideia e quem é o pai da criança: o PT ou o PSDB? Agora, precisamos nos preocupar com qual será o próximo passo do projeto para que as famílias, de fato, sejam incluídas na sociedade de consumo, para não continuarem dependendo de políticas públicas assistencialistas. Uma pequena observação: o problema maior deste país não são as famílias que recebem o bolsa família são bem outros.

JUNHO

NÓS FALAMOS E COMENTAMOS

ESPANTO

Entre tantas falas, uma chama muito atenção: “Existe um distanciamento do Estado do povo”.Na História do Brasil, nunca o Estado esteve próximo do povo. Nasceu absoluto para manter a escravidão e, no decorrer da sua existência, foi atropelado por movimentos, às vezes conservadores, para abrir espaço para a construção de um Estado democrático, mas sempre para atender os interesses das elites. Os movimentos que saíram às ruas neste mês deixaram os donos do poder espantados.

JULHO

COMENTÁRIO DO DIA

AS MANIFESTAÇÕES CONTINUAM FIRMES

As manifestações voltaram às ruas de forma violenta, com grupos menores, e os governos adotaram ações desastrosas, mostrando-se despreparados. O pior, para justificar as ações desastrosas, usaram artifícios conservadores e preconceituosos e subestimaram os manifestantes. Querem atribuir a esses manifestantes a pecha de vândalos e arruaceiros (com ajuda da grande imprensa), deixando de analisar em profundidade as pautas propostas. Não podemos correr o risco de cometer os mesmos erros do passado... Polícia infiltrada (P2) nas manifestações e prisões de inocentes com provas forjadas. Que cheiro desagradável!!

FRASE DO DIA

A passagem do Papa pelo Brasil foi avassaladora

AGOSTO

COMENTÁRIO DO DIA

QUE VENHAM OS MÉDICOS GLOBALIZADOS

Começaram a chegar os médicos estrangeiros e as críticas feitas são apenas aos cubanos. Qual o motivo? Chegaram médicos portugueses, espanhóis e brasileiros formados no exterior, parece que houve um silêncio em relação a eles. Será preconceito contra latino-americanos? (máxima: tudo que é abaixo do Equador não presta). Depois de passado tanto tempo da ditadura e com tanta informação, ainda temos medo do espectro comunista? Será? Sem drama esses médicos globalizados vão salvar vidas de pessoas que nunca receberam uma consulta ou tratamento médico. O Sul e Sudeste, maravilha, estão precisando conhecer o resto do país! Está na hora dos Conselhos de Medicina rever seus conceitos e práticas corporativistas. 

SETEMBRO

É PROIBIDO PROIBIR- são tantas as informações que algumas coisas passam despercebidas. Proibir o uso de máscara ou qualquer outra coisa que evite a identificação dos manifestantes é uma ação paliativa. Ora, as pessoas que estão indo para a rua querem mudanças. Cadê as mudanças? Agora, nas manifestações podem ocorrer conflitos com máscara ou sem máscara. Esse “sintoma” reacionário que sempre aparece é preocupante. Existe um medo das elites quando a exigência de mudança vem de segmentos populares. Será? 

OUTUBRO

COMENTÁRIO DO DIA

TODO DIA É DIA DE CRIANÇA

Hoje é mais um desses feriados para reforçar o consumo (capital x trabalho). Mas é um dia de reflexão também, precisamos olhar além da redoma que criamos em volta dos nossos filhos e lembrar que nos esquecemos, muitas vezes, de reparar que há milhões de crianças completamente abandonados à sorte (OU AO AZAR). Não adianta dizer que é somente culpa dos políticos (eles são culpados, disso já sabemos!), e a nossa parte de responsabilidade? Hoje, neste dia de criança, quero lembrar todos aqueles (adultos) que encontraram uma alternativa ao consumismo, ao individualismo, ao espetáculo e criamos uma saída de vida para essa meninada que vive à margem da sociedade.



NOVEMBRO

COMENTÁRIO DO DIA 

DESPERDÍCIO DE COMIDA EM UM PAÍS ONDE MILHÕES PASSAM FOME 

Ontem duas coisas me deixaram estupefato no Ceasa de São Paulo. Uma coisa positiva e outra negativa. Um lugar imenso com cores diferentes, cheios diversos e diversidade de alimentos espantosa. Conheci o Ceasa em meados da década de 70 e não tinha parado para observá-lo, quase minuciosamente. Aquele burburinho de gente e carrinhos carregados de alimentos causa alegria aos olhos. No meio de tantas coisas belas, muitos alimentos jogados em caçambas e dezenas de pessoas recolhendo. Todo esse desperdício está dentro da lógica do capitalismo. A lei da oferta e da procura. Com o excesso de produção, o alimento não tem preço, vai para o lixo, não importa que tenha gente passando fome. Além disso, má distribuição e conservação e outros fatores... Apesar de tudo recomendo uma visita ao Ceasa.


DEZEMBRO

BILHETE DE NATAL
Neste final de ano, não é cafona nem démodé, dizer: Feliz Natal e próspero ano novo. É cafona, sim, no final de ano, ser formal. Sabe aquele Feliz Natal e próspero ano novo mirrado, que pega na ponta dos dedos, parece mais uma despedida? Esse tipo de cumprimento é démodé. Esse desejo de final de ano tem que ser com “aquele abraço”. Sabe, sempre tem alguém para lembrar que o verdadeiro sentido do Natal perdeu-se no tempo e que o consumo tomou conta. O que importa é as pessoas estarem reunidas e festejando do seu jeito (cultura). Da mesa mais simples à mais sofisticada é hora de lembrar, (re)encontrar, perdoar, olhar nos olhos e dizer...
Dizer? Eu te amo. Eu quero seu bem e da sua família. Este ano foi maravilhoso. Este ano foi muito difícil, mas tudo vai melhorar. Fazer as pazes com algum desafeto. Não precisa ser cristão para entrar no clima, basta ser gente. Amigos, filhos, pais, netos, mães, vizinhos, namorados, crianças. Velhos, jovens, todos reunidos e celebrando. Talvez as festas de final de ano sejam uma das mais democráticas do planeta. Com este bilhete, nós, aqui de casa, desejamos uma linda festa de Natal e de ano novo. Um abraço de sonhos e esperanças...
                                                            


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

SPUTINIK: O PRIMEIRO FOGUETE BRASILEIRO FOI COTIANO.


Será ficção? Será realidade? Um pouco de cada coisa. Um grupo de jovens, na década de 60, se reunia para organizar suas arteirices. Uma dessas brincadeiras foi construir um foguete que ficou exposto na Praça Joaquim Nunes, durante meses. Um grupo de alunos,que estava fazendo um curso básico de cinema, escolheu o texto que escrevi sobre essa história em 98 e vão transformá-lo em um curta. Além dessa história há outras que esse grupo aprontava: como a do conserto de lâmpada queimada - não faltava imaginação.

                                      Sputinik o primeiro foguete brasileiro Cotiano vai virar filme


Dr. Oswaldo Manuel de Oliveira (81 anos) é um dos integrantes do grupo dos brincalhões de Cotia. Além de participar da organização do foguete Sputinik,foi pioneiro junto ao grupo que construiu o Hospital de Cotia.

Reencontrei dois personagens que fizeram parte dessa turma de garotos marotos que levavam a vida com muito humor e com seriedade. O senhor Benedito Viviani (85 anos) e o dr. Oswaldo Manuel de Oliveira (80 anos, Oswaldão) ainda continuam com o humor aguçado e, durante a conversa, iam esboçando aquele sorriso de canto de boca e, às vezes, largo, quando se lembravam das brincadeiras que aplicavam nos amigos. Às vezes os olhos umedeciam quando se lembravam dos companheiros, como do engenheiro do projeto Sputinik, o sr. João Carpinteiro, hoje morando no interior de São Paulo. 


O sr. Benedito Viviane (85 anos), uma simpatia, e sempre disposto a contar histórias que aprontava com os amigos. O sr. Viviane lembra com detalhes das brincadeiras que aplicavam -uma mais engraçada que a outra.

A história do Sputinik tem outra versão que não contei no texto: dizem que o dia do lançamento do foguete coincidiu com a inauguração de uma ponte pelo Prefeito Emílio Guerra,e que o objetivo do foguete era boicotar a festa do prefeito.O lançamento do foguete conseguiu esse intento. A maioria dos moradores da cidade e visitantes foi assistir a festa do Sputinik. O Sputinik, o que tem de verdade e mentira? 









BILHETE DE NATAL


Neste final de ano,não é cafona nem démodé, dizer: Feliz Natal e próspero ano novo. É cafona, sim, no final de ano, ser formal. Sabe aquele Feliz Natal e próspero ano novo mirrado, que pega na ponta dos dedos, parece mais uma despedida? Esse tipo de cumprimento é démodé.Esse desejo de final de ano tem que ser com “aquele abraço”. Sabe, sempre tem alguém para lembrar que o verdadeiro sentido do Natal perdeu-se no tempo e que o consumo tomou conta. O que importa é as pessoas estarem reunidas e festejando do seu jeito (cultura). Da mesa mais simples à mais sofisticada é hora de lembrar, (re)encontrar, perdoar, olhar nos olhos e dizer...


Dizer? Eu te amo. Eu quero seu bem e da sua família. Este ano foi maravilhoso. Este ano foi muito difícil, mas tudo vai melhorar. Fazer as pazes com algum desafeto. Não precisa ser cristão para entrar no clima, basta ser gente. Amigos, filhos, pais, netos, mães, vizinhos, namorados, crianças. Velhos, jovens,todos reunidos e celebrando. Talvez as festas de final de ano sejam uma das mais democráticas do planeta. Com este bilhete, nós, aqui de casa, desejamos uma linda festa de Natal e de ano novo.Um abraço de sonhos e esperanças... 

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

CARTA DE AMIZADE

Queridos amigos, Ângela e Quinzinho Pedroso,

 ficamos felizes ao receber o convite de casamento do casal. Agora, felicidade maior mesmo é saber que fomos convidados para celebrar um momento tão importante na vida de vocês dois. Onde existe amor, a felicidade pede morada. Deste (re)encontro entre vocês nasceu a Caroll, que presente para perpetuar um casamento! Ter um filho é como plantar uma árvore e escrever um livro. É para sempre.

Imaginaram como é forte celebrar um casamento dentro de uma igreja, diante dos olhos de Deus? Diante dos olhos de muita gente? Da nave da igreja ao altar vai passar um filme de cada momento desta relação, em alguns instantes, detalhes da vida de vocês serão revelados apenas pelo olhar do casal e serão imperceptíveis aos olhares dos convidados. Em outros momentos, os convidados irão interagir com o casal como se fossem parte integrante desta história de amor. Cada convidado tem uma história para contar. Em um determinado momento, ao som da música (escolhida pelos noivos),que ecoará no espaço, os convidados e os noivos se completarão.

A idéia de que a vida é feita de pequenos gestos é realmente verdadeira ao lermos o convite de casamento. Os presentes recebidos serão doados à APAE e a caritas que poderá fazer um bazar ou leilão para reverter em recursos para a instituição. Um gesto extraordinário e carregado de sentimento humanitário. Esse gesto ensina e mostra que o amor desta relação nos transporta além da vida individual do casal. Um lindo gesto, Ângela e Quinzinho. Muita alegria e felicidade.
Assim, agradecemos pelo convite,

Germana, Maria Karolina, Ícaro e Marcos