Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

terça-feira, 12 de julho de 2011

SUSTENTABILIDADE

“Da força da grana que ergue e destrói coisas belas” (Caetano Veloso)

Esta mata fica no Nakamura Park, e igual a ela tem várias outras em Cotia. Estes fragmentos de Mata Atlântica estão desaparecendo e dando lugar ao “progresso”. Em abril foram penduradas placas na cerca deste pedaço de mata no Nakamura, que anunciavam a venda de terrenos. Um mês depois do anúncio, as placas foram retiradas e o silêncio tomou conta do lugar. Será que vai aparecer ali um mega empreendimento? Temos que perguntar! Os terrenos foram vendidos? O que vai acontecer com o que sobrou da mata do Nakamura Park?


  
ESTAÇÕES:

Com as mudanças das estações do ano a natureza também se altera demonstrando sutilmente que tem vida. As folhagens das árvores caem, a sinfonia dos pássaros anuncia a chegada do dia ou o anoitecer, e isto vai até imperceptivelmente criando uma relação de afetividade entre homem e natureza. Às vezes um se revolta um com o outro, quando as folhas sujam o quintal ou entopem as saídas de água pluvial. Dá vontade de arrancar aquelas árvores! Mas quando se criam laços fortes de amizade, parece que esta ligação é revitalizada por ações concretas. O Chiquinho, “nosso” macaco, reaparece, os pássaros cantam aos nossos ouvidos e as folhas anunciam a chegada do vento. E aí ninguém quer perder ninguém. Outro dia, até um gambá apareceu com seu cheiro singular. Apareceu para fazer as pazes e Maria Karolina adorou. Afinal, o que vai virar este pedaço de mata?   

     
  
BOATOS:

Dizem que os terrenos foram vendidos e que vão construir um condomínio de casas. Outros dizem que o dono da terra desistiu de vender. Os boatos são muitos, e quero convidá-los  a acompanhar o que vai acontecer com a mata do Nakamura Park, que faz divisa com o Portal da Primavara e Nakamura Park ll. Quem sabe a gente consiga preservar este e outros pedacinhos de natureza que ainda temos em nossa cidade?
Prof. Marcos Roberto Bueno Martinez. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário