Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

PLANEJANDO...

(Colocando em prática o Plano Diretor do Município)

Começou mais um pleito eleitoral para prefeito e vereador. São milhares de projetos apresentados para resolver assuntos ligados a transporte, educação, segurança, saúde e meio ambiente, entre tantos outros que nos afligem. O que podemos sentir é que em muitas propostas faltam objetividade e coerência, e que tantas outras servem apenas para enfeitar páginas de material político, com certeza distantes dos problemas sociais que vivenciamos no dia-a-dia.

Para diminuirmos a corrupção e a ineficiência da aplicação do dinheiro público, não vale o candidato se autopromover dizendo que é honesto ou que será mais honesto que os outros, pois honestidade é um valor, não é um projeto, e ineficiência se elimina planejando. Nessa linha de pensamento, o Plano Diretor do Município é fundamental para que a cidade gaste o dinheiro público naquilo que precisa e com resultados positivos para a população.

Cotia precisa tirar o seu Plano Diretor da gaveta, se quiser de fato resolver os seus problemas de infraestrutura e estruturais, e de preferência que esse plano seja discutido com a sociedade organizada: ONG’s, associações, sindicatos, e cada secretaria do município. No final de quatro anos, com certeza a cidade se apresentará com outra cara.

A população sentirá os efeitos dessa conduta política ao requerer uma vaga em uma creche, por exemplo. Se planejarmos a construção de escolas para atender a demanda existente, com certeza veremos resultados significativos e vagas não irão faltar. Mas, se faltarem, dentro do planejado saberemos quando poderemos atender.

Hoje, em Cotia, um trabalhador gasta quase um terço do seu salário com transporte público. Novamente, um planejamento que defina as regras de concessão de funcionamento para as empresas e as rotas por onde devem circular os meios de transporte será o começo para baratear a passagem e atender a todas as regiões do município. A sugestão é a criação do bilhete único, tanto nas linhas municipais como intermunicipais. Outro meio de transporte que não deve ser esquecido é o alternativo, que deve fazer parte desses critérios de concessão, saindo da ilegalidade. Nesse processo a Câmara Municipal, como legisladora, tem um papel importante.

Houve um avanço na saúde do município e, se pautarmos a fragilidade dessa área, observaremos que temos hospitais públicos em Cotia e várias cidades circunvizinhas. Talvez precisemos melhorar consideravelmente o primeiro atendimento nos postos de saúde, aplicando conceitos de qualidade total. É bom lembrar que existem postos, mas que precisam de melhores condições de funcionamento. De novo entra em cena o Plano Diretor, que definirá a construção de novos postos, o pagamento de salários para médicos e funcionários, e o atendimento simples, porém humanizado, como a colocação de ambulâncias para os primeiros socorros, em regiões afastadas do centro da cidade.

São constantes, na mídia local, artigos e denúncias sobre o desmatamento em Cotia. Alguém acusa, o acusado se defende, sobra a culpa aos empreendimentos imobiliários e o desmatamento continua.  É preciso determinar dentro do Plano Diretor que cidade queremos, no âmbito de uma política da sustentabilidade, e aí cabe ao Poder Legislativo fiscalizar. Existem leis de proteção ao meio ambiente, tanto federais, quanto estaduais e municipais. Elas devem ser cumpridas. Crescer organizadamente significa termos uma cidade agradável, prática e humana, com o poder público funcionando eficientemente naquilo que é de sua responsabilidade e planejando suas ações, de olho nos objetivos, nas metas e nos resultados.

Dessa forma convém funcionarem harmoniosamente os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, juntamente à sociedade organizada. Talvez assim evitemos o empurra-empurra.



Professor Marcos Roberto Bueno Martinez
Julho de 2012

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