Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quarta-feira, 12 de março de 2014

SPUTNIK, O FILME


O texto e o filme sobre o Sputnik causam aquela sensação de que alguma coisa está acontecendo ou está prestes a acontecer. Suspense! Suspiros e tensão... Ao escrever o texto original,nunca tinha imaginado um espião tupiniquim com aquela linguagem de misturas de português com uma péssima tentativa de falar russo. Essa sutileza da linguagem ficou muito engraçada. O espião russo do filme é completamente diferente do que tinha imaginado no texto escrito, tipo aqueles agentes russos dos filmes do maior espião do cinema, 007 (risos). Esse do filme ficou hilário e um espião bem brasileiro. Imagino encontrá-lo em Cotia, na década de 60, com aquele ambiente noturno, então melancólico, da época.

A equipe de futuros cineastas deu asas à imaginação. A chegada do carro antigo com o espião, o close no sapato, nas pernas,deixa claro que acaba de descer um estranho na cidade (um estrangeiro). Essa tentativa de montar um ambiente da época foi surpreendente e criativa. Outra sacada criativa foi a do repórter Esso que, aos poucos, foi tecendo a História do Sputnik, com aquela voz de tensão e suspense. Não tenho dúvida que Cotia nesse período era desse jeitão mesmo... As barbearias eram um ponto de encontro dos moradores e formadores de opiniões sobre a vida política e cultural da cidade. Algumas famílias tradicionais tinham seus barbeiros prediletos. Naquela noite,na chegada do espião tupiniquim, o barbeiro responde, quando indagado, sobre aquela figura, responde com firmeza: deve ser um estrangeiro. Nesse período do Sputnik, todo mundo conhecia todo mundo ou por nome ou sobrenome.


Não desmerecendo todo trabalho realizado pela equipe dos alunos do curso sobre roteiro, vai uma observação construtiva.Como o roteiro teve como base o texto do Livro & Imagem, esse não foi citado, como o nome do autor do livro na legenda final. Segundo informações, também ficou de fora da legenda de créditos o nome de uma das participantes que ficou aborrecida,e com razão. Erros que devem ser evitados num trabalho de tamanha importância. Um trabalho perfeito para a memória de Cotia. Assistam ao vídeo e soltem a imaginação. O filme é uma boa dica para começar uma aula sobre a História do município. Um bom trabalho que cria um documento sobre os moradores antigos que construíram essa cidade. Parabéns! Emocionei-me. Afinal, existiu o tal espião mesmo? Fantasia ou realidade?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário