Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

SER FILHO ÚNICO É UMA ETERNA SOLIDÃO


Não é fácil ser filho único. Pense que nunca terá um irmão para brigar. Nunca terá um irmão para dividir as dúvidas. Nunca terá um irmão para chantageá-lo. Nunca poderá aprontar uma arte de crianças e jogar a culpa no seu irmão. Nunca terá um irmão para juntos pregarem peças nos amigos. Não terá um irmão para protegê-lo daquele cara que ameaça lhe dar uma surra depois das aulas. Neste caso terá que se livrar sozinho do grandalhão. Solidão. Sua mãe sempre o tratará como um indefeso diante do mundo. Vai mimá-lo.

Quase todo filho único que conheço não gostaria de ser. Sonha com outras possibilidades. Primeiro, gostaria de ter muitos irmãos. Segundo, gostaria de ter nascido depois do primogênito. Quando a namorada pergunta se tem outros irmãos, ao responder, vacila: “- O que ela pensará ao ouvir que sou filho único?” Tenho amigas que não namoram de jeito nenhum homens que sejam filhos únicos - quase todo filho único cria uma dependência emocional além da normalidade com sua mãe e são poucas as noras que suportam esta concorrência. Insuportável! Uma concorrência impossível.

Quem se casar com um filho único, dificilmente se livrará da mãe. Alguns desejam encontrar na mulher amada atributos de sua mãe. Querem alguém que mantenha seus caprichos, que durante anos foram alimentados pela mamãe. Ser filho único não é fácil. Não é fácil ser mulher de um filho único. Tem que amá-lo exageradamente e dividi-lo com a sogra. Filhos únicos são amáveis. Sensíveis. Dengosos. Carentes. Querem receber carinho a todo tempo. Sufocam! Talvez a exigência por atenção não seja só de quem é filho único, mas não tenha dúvida que, quando o filho único casar, levará a mãe na bagagem. Aqueles que não levarem a mãe na mala levarão na alma. As noras que se preparem...

Mas também tem o lado bom: filhos únicos também sabem retribuir um carinho, sabem retribuir um dengo. Sabem retribuir um mimo. São eternos solitários, mas são parceiros. Querem calor humano. Quem não quer?


É muito bom ser filho único... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário