Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

terça-feira, 9 de agosto de 2016

O QUE É QUE ELE TEM: SÍNDROME DE APERT


Li com intensidade o livro da cantora Olívia Byington sobre sua vida com seu filho João. Li cada palavra do livro da mãe Olívia Byington sobre sua lição de vida com seu filho com Síndrome de Apert. Depois de cada palavra lida, cada frase e parágrafo apreciado fizeram-me parte da sua família. Emocionei-me. Nunca imaginei que a cantora erudita e popular Olívia Byington, que despontou na carreira no início da década de 80, bela voz e linda mulher, teria vivido um drama com o nascimento do seu primogênito.

Uma síndrome rara. Os amigos dos bons momentos desapareceram. Outros amigos arrumaram alguma fraqueza (desculpa) para não aparecer. Os poucos amigos que ficaram foram companheiros. Olívia e João travaram uma luta incessante pela vida. Enfrentaram preconceitos. Neste caminho de aprendizado, encontrou gente civilizada. Também encontrou gente desumana. O menino de cabeça grande e mãos de pato era todo diferente fisicamente das crianças ditas “normais”. Porém, pulsava ali uma alma que com o tempo aprendeu a lidar com as adversidades que os normais “colocam" para quem é diferente. 

Um livro surpreendente. Seu companheiro acompanhou a luta e esteve junto com Olívia na busca de uma melhora na qualidade de vida de João. Viajaram muito. A família criou uma onda de solidariedade para cuidar de João. A cada cirurgia, mais de vinte, João revelava o quanto a vida deveria vivida com intensidade.  Não espere nas páginas deste livro autocomiseração, ou coisa parecida. Olívia foi guerreira. A cada movimento, muitas tentativas com o intuito de elevar João a uma condição melhor de vida.

Enfrentou instituições de ensino conceituadas, porém preconceituosas. João perambulava pela casa com sua mochila para ir à escola. Era seu desejo. Olívia se angustiava. Existe muita escola por aí que fala de humanidade só na fachada. Este livro, escrito pela mãe Olívia Byington, eu recomendo aos reclamões que dizem que nada está bom. Neste mundo da aparência o que vale é a casca. João é alma e lição de vida. A mãe de Olívia, outra mulher extraordinária. João teve muita gente extraordinária na sua vida.

Leia este livro pensando em nossas falhas como seres humanos. Precisamos melhorar muito para aceitar quem vem ao mundo diferente de nós. João é fanático por carros. Confesso que cheguei ao final do livro acreditando em uma vida melhor neste mundo pós-moderno. Pode parecer pieguice: desligue seu celular ou qualquer outra parafernália tecnológica e converse com sua família. Ela é formada de gente.

O QUE É QUE ELE TEM
Olivia Byington

Editora Objetiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário