Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

sábado, 29 de janeiro de 2011

ANTIGA ESCOLA ZACARIAS ANTONIO DA SILVA (1959-1979)

(Atual E. E. Pedro Casemiro Leite)

Recebi esta foto da amiga Eliana Silva, que ilustra o dia da inauguração da Escola Zacarias Antonio da Silva, que funcionou com este nome até 1979. A partir desta data passou a chamar-se Escola Pedro Casemiro Leite.
Nas conversas que tive sobre a história de Cotia com D. Irene Lemos Leite Silva, mãe da Elinana, ela me contou que teve de estudar em uma escola próxima ao Campo de Marte, em São Paulo, pois aqui não tinha como terminar os estudos. Vemos assim a importância desta inauguração para a cidade.
Quero convidar os moradores antigos e novos do Bairro do Portão a identificarem as pessoas que participaram da solenidade deste dia.




Bilhete da Eliana:
Marcos,
Esta foto descobri recentemente. Parte deste povo que estava na inauguração do antigo Zacarias é de familiares e da comunidade do Portão. Até o Pedro Casemiro está nesta foto. Raríssima.




7 comentários:

  1. Satie:
    1978- efetivei-me no zacarias...mas já funcionava no outro prédio. 1979 - mudei-me para cotia, onde fiquei por 30 anos...zacarias, o local de trabalho, de muitos amigos eternos, de momentos inesquecíveis,recordações que carrego dentro do meu coração... zacarias, um colégio disputado, concorrido, filas aguardando vagas, mais de 50 professores efetivos, uma equipe competente, leva o nome do meu querido "ZACA"...Bjs. Amo vcs.

    ResponderExcluir
  2. Marcia:
    Olá Marcão, eu não consigo identificar ninguém.rsrs, nasci depois da inauguração desta escola, mas imagino que, a maioria é da família do Sr. Zacarias. Com relação ao Sr. Pedro Casemiro Leite, ele morava na Rua 10 de Janeiro, rua em que eu morei desde quando nasci, até os meus dezoito anos, ele saia para trabalhar impecável, com seu terno cinza, e o fusca branco, era diretor da Escola Idomineu Antunes Caldeira, não tinha contato com seus vizinhos, uma vez por ano, recebia a visita de duas irmãs. Se não me engano a casa onde ele morava, hoje é a barbearia do Sr. Manoel. Zacarias...escola de muitas recordações, boas é claro. Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Virginia:
    prof. amei aft chamei até o vano (evaristo) p ver pois na epoca o vano estava com dois anos , eu ainda nem tinha nascido obrigada mesmo bjs

    ResponderExcluir
  4. Eliana Silva
    Meu avô doou o terreno para construção do ginásio, pois os netos já estavam começando a viajar para estudar, ao contrário dos filhos de Luiz, que morávamos em São Paulo, e por conta da inauguração do ginásio podemos vir morar em Cotia e est...udar no ginásio que levava o nome do avô. Na época o prefeito era Carmelino Pires, na foto com
    a primeira -dama.

    ResponderExcluir
  5. Marcia:
    No canto a esquerda, são os irmãos Marques, o menino de calças curta, é o Sr. José Benedito Rodrigues de Oliveira (falecido), esposo da minha tia Neusa ao lado dele é o Sr. Vicente Marques. Informações da Tia Neusa.

    ResponderExcluir
  6. Uma pequena correção: antes de se chamar "Pedro Casemiro Leite" em 1979, a escola que passou a funcionar no antigo prédio do "Zacarias Ato da Silva" chamou-se "Colégio de Cotia", isso no ano de 1978 - só no ano seguinte é que assumiu o nome que ostenta até hoje.

    ResponderExcluir
  7. ola Marcos, scaneia novamente a foto com maior definição, pq quando amplia, fica ruim pra identificar as pessoas. abçs Cesar

    ResponderExcluir