Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CASA ANTIGA


Casa do senhor Antônio Zacarias da Silva (Nhô Zaca), que se localizava no Bairro do Portão, mais precisamente onde hoje é o estacionamento do Supermercado Extra. Atrás da casa está o morro do Jardim Coimbra, e a mata que se vê começou a ser derrubada com maior intensidade na época da Segunda Guerra Mundial, pois a lenha era usada para abastecer as caldeiras das indústrias em São Paulo. Outra informação interessante é que na casa do Nhô Zaca funcionava um entreposto comercial. Os tropeiros com destino a Sorocaba e ao Sul do país praticavam ali a compra e a troca de mercadorias, e também descansavam para seguir até seus destinos. O senhor Antônio Zacarias da Silva nasceu em Ibiuna, em 1873, e chegou com a família em Cotia no ano de 1920.
Foto do arquivo pessoal de Eliana Silva, neta do senhor Zacarias.


Professor Marcos Roberto Bueno Martinez

Um comentário:

  1. Virginia:
    nossa!!! encamtada obrigada por me presentear com essas fts adoro faz um livro com elas prof. sabe minha primeira casa com o Evaristo foi ali no jardim coimbra (morro do macaco) moramos lá por 14 anos ,tenho muitos amigos lá ...

    ResponderExcluir