Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

UM PASSEIO PELA HISTÓRIA DO SEU LUGAR



Durante o tempo que lecionei, tinha dificuldade de vincular um tema abrangente e que era exigido no currículo do ensino de História, com o cotidiano do aluno. O motivo desta dificuldade muitas vezes se dava por eu próprio não ter vínculo com o lugar onde lecionava, ou por falta de material de pesquisa, e também pela obrigatoriedade de seguir o famigerado conteúdo escolar. Na medida em que vamos amadurecendo profissionalmente, percebemos que podemos arriscar outras formas de ensinar que não sejam tão convencionais, sem deixar de ensinar para os alunos o conteúdo exigido.

Vou usar como referencial neste artigo a cidade de Cotia, onde desenvolvi um trabalho em sala de aula para cativar e trazer o aluno para o ensino de História, partindo do seu lugar para chegar aos temas gerais da História. Esta experiência pode ser também a da sua cidade, de qualquer lugar do mundo. Vamos lá!

Antes de iniciarmos a conversa quero convidá-los a conhecer o blog e os sites a seguir:




O blog tem como objetivo resgatar a memória e a história da cidade de Cotia. Lá encontram-se textos que apresentam momentos diferentes da História do Brasil e que estão intrinsecamente ligados à cidade. O primeiro texto que vamos esmiuçar e discutir tem a Rodovia Raposo Tavares como eixo central, de onde fiz um passeio por três momentos diferentes da História. A primeira parada foi no século XVIII, com a formação do segundo núcleo de moradores da cidade. Depois no século XIX, com o surgimento da ferrovia que quase fez Cotia desaparecer do mapa, e o crescimento atual, no final do século XX e começo do século XXI.

Escolhi começar este projeto de trabalho com a economia cafeeira e a construção da ferrovia para escoar o café produzido em São Paulo. Mas o que estimulava muito este trabalho era a visita e o passeio a Paranapiacaba e a ferrovia em Campinas, que todos podem visitar ainda hoje. A pergunta provocadora era: “– Por que Cotia quase desapareceu com o surgimento da ferrovia?” Dessa forma continuei ensinando o conteúdo mais abrangente, interagindo com o cotidiano do aluno. Com a origem da cidade no século XVIII, em pleno período colonial, escolhi o tema escravidão e o discutimos em várias sociedades, até no Egito Antigo, e as várias formas de escravidão nos dias de hoje.

O aniversário da emancipação política de Cotia é no dia dois de abril e é ainda possível fazer este trabalho com outros textos de períodos diferentes da cidade, interagindo com outros da História do país e do mundo.

Professor Marcos Roberto Bueno Martinez

Nenhum comentário:

Postar um comentário