Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

terça-feira, 21 de julho de 2015

DE SACO CHEIO!


Quem nunca acordou e, ao abrir os olhos,sentiu que aquele não era o melhor dia da sua existência? Tudo é motivo de reclamação. Lamentação! Parece que os olhos avisam que alguma coisa no ambiente cotidiano está incomodando. O café da manhã com a mesa posta como todo dia.Encontrar alguma coisa errada provoca irritação. É o dia que você está disposto a encontrar alguma coisa fora do lugar para justificar sua esquisitice com o mundo. Uma colher fora do lugar. O sabor da manteiga que você saboreia há muito tempo agora estranha. Quando o dia começa assim, até o café que você está habituado parece com gosto diferente. A chatice é tão grande que nem o queijo da Serra da Canastra escapa do seu mau humor.

Será egocentrismo?

Nesse dia é melhor o espelho não te olhar ou você não olhar pra ele. Vai sair faísca! Com certeza vai ressaltar aquele pezinho de galinha no canto dos olhos que ainda não havia percebido.A mulher desespera e o homem simula uma falsa calmaria ou uma desculpa machista diante do espelho. Mesmo não tendo defeito, às vezes queremos encontrá-los. Procuramos como uma agulha no palheiro.

O espelho vai ficar com medo das caretas com esse seu objetivo de encontrar algum defeito, a qualquer custo, para justificar o mau humor do dia. Se for homem achará entradas ainda não vistas que avisam que o cabelo está caindo. Desespero! Se for mulher, em lágrimas e gritos, achará que o rosto denuncia que ganhou uma ruga. Pânico! Quando lançam um objeto e espedaçam o espelho que não tem nada a ver com o seu mau humor imagina como vai ser o resto do dia. É bom lembrar que quebrar espelho dá azar. Anos de azar...

Será que não existe alguém no mundo, além do nosso mau humor?

Imagine os amigos de trabalho! Coitados. Quando você chega, eles,que já o conhecem muito bem, vão falar entre lábios e bem baixo “hoje está naqueles dias”. Descompensado. Amigos compreensivos. Respeitam que aquele não é seu dia. Ninguém é perfeito o tempo todo. Mesmo respeitando, você não se livrará dos comentários dos amigos. Se for homem, dirão sem piedade que ele está naqueles dias. Andropausa. Se for mulher dirão,com certeza absoluta, que ela está naqueles dias e é bom nem chegar perto. Estamos cansados da gente mesmo! Queremos mudanças. E mudar é tão difícil. Aí a irritação. Todo mundo precisa mudar! É bom sair de perto que estou chegando.

O que está acontecendo?


Esse comportamento mal-humorado de vez enquanto é normal, mas se for todos os dias é melhor procurar um especialista. Ou se perguntar o que está incomodando.Tarefa difícil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário