Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

3OO ANOS DA IGREJA NOSSA SENHORA DE MONT SERRAT (COTIA- BRASIL).


Para celebramos a comemoração dos 300 anos da existência da Igreja Nossa Senhora de Mont Serrat, toda semana publicarei pequenas histórias de moradores ou não, que tiveram algum tipo de relação com a igreja. Desta forma, resgatando sua importância Histórica para a cidade e a sua influência na vida dos que aqui viviam ou passavam pelo lugar.  

ECLÉA BOSI
   
li, com muito prazer, as memórias dos velhos cotianos que você recolheu com atenção e carinho. Memórias risonhas na sua maior parte, porque esses velhos transbordam de simpatia e amor pela vida. Tenho uma raiz muito funda que me prende a esse lugar.
  
Meu avô, Amadeu Strambi, cultivava uva em São Roque; ali, no alto da serra, passei belos anos de minha juventude. Nas suas noites frias me aqueci no grande fogão de lenha no pátio da Matriz, onde se preparavam os pastéis, o quentão, das festas e quermesses. Ao seu redor se apinhavam as crianças, e as velhinhas, embrulhadas nos xales, olhavam as chamas e recordavam os bons tempos. Aquele fogão de lenha era o coração generoso da cidade que pulsava. Mão impiedosa o derrubou. O pátio da comunidade hoje é estacionamento.

   Adeus fogão de lenha... adeus velhinhas tiritantes, adeus memória!

                                                               Prof. Marcos Robero Bueno Martinez.

Um comentário: