Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

OBSERVAÇÕES SOBRE CORREGO DA VOLTA: ITAREMA, CEARÁ


Minha querida Professora Andréia Carneiro,

há tempo que me preparo para escrever esta carta e,num piscar de olhos,sou vencido por outros afazeres. Guardo boas lembranças dos dias que passamos por aí. Sabe como a vida é corrida, né? Corrida demais! Como andam as pessoas que temos apreço e carinho que moram no Córrego da Volta? Espero que estejam todos bem e com saúde. Gente alegre e receptiva que nos recebeu de um jeito que nos deixou à vontade.

Gente boa demais...

Andréia, que passeio maravilhoso que vocês nos proporcionaram quando fomos ao Porto do Barco, em Itarema. Depois que cheguei aqui em casa fiquei pensando com cabeça de professor(risos) esse lugar tão lindo daria para realizar uma pesquisa e tanto com os alunos. O que você acha?Como surgiu esse Porto? Os moradores antigos como o sr. José Rubens e outros que residem aí poderiam enriquecer a pesquisa com histórias e informações do local. Como é a vida dos pescadores? A vida das mulheres dos pescadores do Porto do Barco?Muitas perguntas e respostas.

Tem um universo de coisas a serem pesquisadas nesse lindo lugar.

Naquele sábado que chegamos ao Porto do Barco observei um caminhão carregado de atum e um japonês classificando-os. Como eles fazem no Japão. Não resisti e perguntei se era recente a pesca de atum na cidade e que,das outras vezes que estive ali, tinha visto uma variedade de peixes menos o atum. Logo um pescador disse que a exploração desse peixe era recente e não era uma pescaria comum por ser de profundidade,e que os japoneses eram especialistas nesse tipo de pesca.

Andréia, que material de pesquisa sairia daí? As crianças adorariam estudar a cultura japonesa e comparar com a vida que levam, aí na Volta Córrego. Imaginou! O que essa nova cultura de pesca do atum trouxe de mudanças para a vida dos moradores do Porto e de Itarema? Seria muito bacana.

Tem assunto que não acaba mais!

Recebemos a notícia do falecimento do tio Manoel com tristeza. Parece que nos últimos tempos os antigos moradores da Volta estão nos deixando. Andréia, um jeito de eles não serem esquecidos é transformá-los em objeto de pesquisa. É Andréia, estudá-los! Que tal? Origem da Volta! Na casa do tio Manoel aquela Casa de Farinha que, com certeza, tem muita história para ser registrada. Seria interessante fotografá-la.  

Outra sugestão seria construir com os alunos,a partir de depoimentos dos antigos moradores, um banco de memória. Como ia ficar bacana Andréia!

Andréia, vou parar por aqui e voltamos a conversar. A Germana manda um abraço e estamos com saudade. Já ia me esquecendo de mandar um abraço ao Professor Ronério.

Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário