Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

"CAMINHOS E DESCAMINHOS DA EDUCAÇÃO EM COTIA"

Nós poderíamos escrever muitos textos que apresentassem os descaminhos da educação em Cotia, mas ao assumirmos a Secretaria de Educação, optamos em colocar o projeto que elaboramos em prática. É comum, no poder público, criticar o que o outro não fez, o que às vezes se torna um muro de lamentações. Com o diagnóstico que fizemos anteriormente, nós sabíamos o que não havia sido feito, mas também sabíamos o que deveríamos fazer. Talvez a primeira dificuldade que encontramos no início tenha sido nos depararmos com a falta de credibilidade dos profissionais da educação em relação aos compromissos que tínhamos assumido, o que tinha razão de ser. Por isso nossas decisões foram rápidas no sentido de mostrar que tudo poderia ser diferente e que todos estavam convidados a construir uma escola que atendesse a todos os anseios. Enfrentamos uma greve, mas aos poucos, com o plano de política de atuação, as coisas foram melhorando.

Nossa política de atuação se baseou nos temas a seguir:


DESCENTRALIZAÇÃO:

Nos âmbitos administrativo e financeiro com a redefinição de organogramas, ênfase na correta atribuição do supervisor e a destinação de verbas para as escolas, de maneira que proporcionem solução imediata para pequenos problemas.


VALORIZAÇÃO E RECONHECIMENTO:

Todos os profissionais envolvidos na educação (apoio administrativo, professores, coordenadores, vice-diretores, diretores, supervisores) devem ter acesso à atualização e capacitação profissional. Apoio à livre associação em entidade própria para a defesa de seus direitos e interesses. Estudos apontavam a necessidade da construção de um Plano de Carreira, com a participação do magistério.


PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE:

Esta participação deve efetivar-se através do Conselho Municipal de Educação, Conselho da Merenda, do FUNDEF, dos Conselhos de Escola, das APM’s, do Conselho Tutelar, bem como no apoio às ações desencadeadas pelas escolas.

Destacou-se a importância de integrar os pais nas atividades, nos problemas, nas tentativas de solução, e principalmente, na valorização da sua participação, para que considerassem o bom funcionamento da escola um elemento facilitador na construção do futuro de seus filhos.

Avaliação para manutenção, rompimento ou ampliação de parcerias com ONG’s e entidades jurídicas, de reconhecida seriedade.


RELACIONAMENTO COM A CÂMARA MUNICIPAL E PREFEITURA:

Os poderes constituídos são imprescindíveis dentro de uma sociedade democrática, na proposição de leis e na ampliação de verbas que elevam a qualidade da ação educativa. O bom relacionamento com os poderes Executivo e Legislativo facilita a implantação dos estudos de concessão de bolsas de estudos para os professores que cursarem o Ensino Superior, chegando até a 50% da mensalidade. O mesmo se dá com a proposta de ajuda de custo a frequência dos profissionais nos cursos de atualização.


Essa política de atuação sendo colocada em prática paulatinamente, tinha como objetivo criar um espírito de segurança para os profissionais da educação. Uma ação importante para isso foi o trabalho da Secretaria de Finanças em garantir o pagamento dos salários em dia e o pagamento do 13º salário, que antes não era pago. Uma outra medida fundamental foi colocar fim às perseguições políticas, criando critérios de atribuição de classes e aulas.

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