Em conversa com o Padre Daniel Balzan sobre a possibilidade de ter existido escravidão em Cotia, ele me revelou, com certa cautela, que encontrou em suas pesquisas sobre a Freguesia indícios de um mercado de escravos na Praça da Matriz.
Acredito que este seja um novo aspecto para ser pesquisado na nossa região: a História dos oprimidos, que faziam a engrenagem da sociedade colonial funcionar. A História dos mandatários de Cotia nós já conhecemos. Para reforçar esta tese é bom lembrar que em Vargem Grande Paulista ainda existe o Quilombo do Carmo.
Para maiores informações sobre a História de Cotia visite o blog:
Professor Marcos Roberto Bueno Martinez
ola professor sou descendente de barbara maria de jesus e pedro xavier da silva naum sei se os conhecem isso por parte de avô por parte de avó sou da familia dos camargos gostaria de saber como funcionava as compras de terras aqui em cotia entre 1900 e 1950 poderia me responder pois tenho uns problemas com umas terras da minha familia e naum sei a estoria
ResponderExcluirvaleu marcão
email:vivigol22@hotmail.com
Cara, um aspecto de extrema relevância para a composição formal da nossa história, eu já tinha ouvido falar do mercado de escravos na praça, mas documentar é outra coisa... Legal mesmo.
ResponderExcluirPAZ!