APRESENTAÇÃO
Antes de assumirmos a Secretaria de Educação de Cotia, sabíamos que os professores e funcionários ansiavam por uma política de educação com princípios que valorizassem a abertura e o diálogo. Assim, desde o início a elaboração do projeto educacional contou com a experiência de educadores da rede municipal de ensino e de outros profissionais com grande conhecimento da área. Este grupo discutiu diversos temas exaustivamente, para levar até a últimas consequências a implantação de uma proposta humanista e antiautoritária.
Paulatinamente fomos semeando a idéia de autonomia e atendendo a algumas reivindicações antigas dos educadores. O avanço maior destes princípios foi na área pedagógica. A equipe pedagógica teve um papel fundamental neste processo. Os textos “Pulsando forte” e “O que movem as pessoas”, escritos pelo Professor José Roberto dos Santos Pereira, responsável pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, refletem esta preocupação do grupo em implantar um modelo de educacional com profunda vocação humanista e democrática.
Professor Marcos Roberto Bueno Martinez
PULSANDO FORTE
A Educação pressupõe compromisso. Toda criança é capaz de aprender. É nosso dever concretizar os sonhos, criando condições para trazer o novo, perceber as contradições da sociedade e superar nossas dificuldades. Ousar nas ações e nos desafios e reestabelecer o processo do saber e da conscientização inacabada. Foram esses os elementos motivadores que permearam de 2001 a 2008 o Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação do Município de Cotia.
O Departamento Pedagógico coordenava a elaboração de diagnósticos, estudos, prognósticos, a criação e manutenção de indicadores na área das ações técnico- pedagógicas, bem como propunha medidas visando a melhoria da qualidade e produtividade do setor de educação.
Para cumprir todas as metas contava com uma equipe de profissionais que gerenciava a Seção de Educação Infantil, Seção de Ensino Fundamental, Seção de Educação de Jovens e Adultos e Seção de Atendimento a Necessidades Educacionais Especiais. Estas seções tinham como função o desenvolvimento de normas e ações para a implantação da política de educação no município, articulando-as com os diferentes setores e esferas da administração da Secretaria da Educação.
Paralela e concomitantemente uma coordenadoria de formação tinha por objetivo desenvolver normas e ações para a implementação do aprimoramento e formação continuada em serviço, projetos especiais e fomentar a tecnologia da informação na área da educação.
Os objetivos expressos em suas documentações assim se expressavam:
- Fomentar a unidade da ação educativa visando a educação fundamentada nos valores humanos, comprometida com as transformações sociais e que atenda aos apelos de uma cultura de paz e da consciência universal a serviço da vida plena;
- Desenvolver um trabalho democrático e envolvente, mediante a prática de planejamento participativo e da avaliação mediadora, em coerência com os Referenciais da Educação;
- Promover o desempenho otimizado do trabalho docente, dando-lhe o apoio didático e a infra-estrutura necessária, garantindo níveis crescentes de qualidade das ações didático-pedagógicas desenvolvidas;
- Implementar a prática pedagógica desenvolvida em sala de aula através de projetos didáticos, valorizando a perspectiva transdisciplinar;
- Alinhar objetivos e definições de metas, dentre as diversas escolas do município, preservando as características e especificidades do ensino e da comunidade escolar;
- Analisar, acompanhar e instrumentalizar as escolas com materiais didático-pedagógicos e bibliográficos atualizados.
Setor EDUCAÇÃO INFANTIL
A criança desde que nasce é um ser ativo. Possui um repertório de condutas ou reflexos inatos que lhe permite interagir com seu meio e experimentar as primeiras aprendizagens, adaptando às condições de vida. O contato do bebê com o meio social transforma essas condutas inatas numa sucessão de ações e respostas cada vez mais complexas. Esse processo de adaptação se dá ao longo de toda a infância, de forma diferente a cada etapa do desenvolvimento, isto é, há diferentes e determinadas formas de pensar e organizar o conhecimento que caracterizam as diferentes fases de aprender e de interagir com o meio. O trabalho educacional em creches e escolas de educação infantil incorpora inúmeras situações em que as crianças possam observar e imitar os comportamentos e modelos de outras crianças, adultos, objetos e animais, de forma ativa e construtiva, dentro de contextos cada vez mais específicos. Definiu-se, então, dois âmbitos de experiências: Formação Social (favorece a construção do sujeito, definido pelo eixo “identidade e autonomia”) e Conhecimento do Mundo (construção das diferentes linguagens abrangendo o Movimento: as Artes Visuais, a Música, a Expressão Oral e Matemática). Este foi o trabalho cuidadoso e afetivo que envolveu pessoas extremamente dedicadas em trazer o que de mais atualizado se apresentava no repertório pedagógico: Satie Suzuki Chiquidimo, Carla M. J. Egi, Madalena S. A. Belucci, Dulcinéia Souza Gomes, Ana Cláudia Fogliano, Luciana Perrone, Vanessa de Cássia Antiga, Camila Peniche, Regiane Munhoz e Magda Canhestro (informamos que estes profissionais alternaram suas funções durantes as duas gestões de 2001 a 2008) .
Setor EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL.
Ensinar e aprender foram os eixos centrais do setor Ensino Fundamental. Para dar corpo a estes fundamentos procurou-se estimular a Pedagogia de Projetos, trabalhando com resoluções de problemas, proposições de tarefas complexas e desafios levassem os alunos a mobilizarem seus conhecimentos e a completá-los. Desta forma propunha-se uma pedagogia ativa, cooperativa, aberta para a comunidade, que priorizava a aprendizagem significativa. Tratava-se de um conhecimento em processo dinâmico, de interação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido, com seus conhecimentos prévios e mais, todo o conhecimento social a que pertence. Desejava-se um professor-educador com postura reflexiva, capacidade de observação, de regulação, de inovação e de aprendizagem, tanto com seus alunos, quanto com seus pares. Esse setor ficou a cargo de profissionais que se especializaram em cada uma das séries de ensino para dar provimento de conteúdo e orientação necessários para os professores da Rede. Durante os oito anos da gestão houve alternância de pessoas e funções dos seguintes educadores: Élcia Maria B. Neves, Roberta M. B. Santiago, Juscinéia Alves do Oliveira, Roselina Pereira, Ary Gianelly Jr., Eloise Helena Barbosa Lima, Edméia Aparecida Lima Muller, Rogério Bernardo da Silva, Rogério da Costa Ribeiro, Josiane Aparecida de Almeida, Márcia de Oliveira Lima, Marcos Fernando Vella, Elias Camargo, Vera Lúcia Barbosa, Amanda Cristina dos Santos Ivo de Oliveira, Renata Ruas, Cristina Decoussau, Kátia Rocha, Alessandra H. de Paula, Mirela Nunes, Eliana do Prado Francisco, Lucimara Batista de Lima, Eliana da Costa Ribeiro, Marco Antonio.
Setor EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Assegurar aos cidadãos que não tiveram oportunidade de frequentar o Ensino Regular o ingresso na Educação de Jovens e Adultos, garantindo a sua capacidade crítica de ler o mundo através do processo de alfabetização e letramento é o principal objetivo desse setor. Procurou-se trazer em discussão a vivência do trabalho, o contexto sócio-cultural da comunidade de onde se originam os Jovens e os Adultos que querem aprender. Conhecimentos prévios, levantamento de hipóteses, elaboração de textos diversos, aprofundamento de conhecimentos, desenvolvimento da crítica foram os pressupostos teórico-metodológicos que serviram de suporte para Sérgio Ricardo Gomes, Djalma Musachio, Ana Cristina Lima, Antonia Munuera Molina Fernandes, Thelma Zinneck, Luciana Diello, Mário Jordão Kuester Filho e Mauro Alegre (com projetos especiais).
Setor EDUCAÇÃO ESPECIAL
O universo desse setor foi formado pelo conjunto de crianças e adolescentes portadores de necessidades especiais em virtude de deficiências mentais, auditivas, visuais e motoras, distúrbios psiquiátricos e psicológicos, bem como superdotados, todos efetivamente diagnosticados no município. Respeitados os princípios de gradualidade que se refere a implantação da proposta e da autonomia das escolas no processo de construção dos projetos educacionais, buscou-se conscientizar e orientar a todos os envolvidos. César Augusto Tibúrcio se responsabilizou por este setor auxiliado por Valéria, Adriana, Melissa, Linda (Psicólogas contratadas). No decorrer das duas gestões foi criado um grupo multidisciplinar à parte do Departamento Pedagógico para lidar com este importante setor educacional.
A responsabilidade foi grande e crescente a cada passo que se dava. ALEGRIA era o termo que usávamos para marcar nossa identidade. Alegria vista sob um ângulo diferente, afetivo, com alegria de viver, esperançoso do novo, compromissado com o presente e capaz de encarar a realidade e de tentar superar as dificuldades.
Todo trabalho de assessoria de publicação do Boletim Informativo na primeira gestão esteve a cargo de Viviane Camargo. Auxiliando a produção de impressão de apostilas contávamos com Cássia Maria Ortiz, Silvana e Julia Francisca de Oliveira.
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