Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

segunda-feira, 30 de março de 2015

COTIA, CAUCAIA DO ALTO, GRANJA VIANA, TÃO DIFERENTES.


O Distrito de Caucaia do Alto, Cotia, aí entenda como o centro antigo da cidade e a Granja Viana convivem no espaço geográfico da antiga Freguesia de Cotia. O único ponto comum entre eles ou elas é que está ocupação geográfica  na medida em que o tempo foi passando cada uma foi criando uma personalidade própria. Eu sou Granjeiro! Eu sou Cotiano! Eu sou caucaense! Existe um orgulho de pertencer a estes lugares. Defendemos com unhas e dentes.

Os lugares onde nascemos e moramos ou migramos ou migrantes somos têm memórias que guardamos e transformamos em sentimentos. Saudades das Histórias que os antigos moradores contavam. Saudade da casa onde morávamos que não existe, mais. Aquele vizinho que foi embora... Lembranças do Foguete Sputinique e da Vovó Catarina que na casa do administrador da fazenda do senhor Niso Viana, hoje granja Viana, estendia o lençol na frente da casa para que os amigos de Cotia assistissem a um filme da época.

Saudade da Romaria de Caucaia do Alto que para os pioneiros do evento era para rezar! Agradecer e pedir um futuro melhor. Que santa Imaculada cuide de nós já fazia isto quando ainda era Capela e foi construída no final do século XlX. Como éramos íntimos do nosso lugar. Talvez agora falte um pouquinho de intimidade?   
 A Granja é o Portal da Cidade de quem vem de São Paulo. Caucaia do Alto é o portal de quem vem do interior do Estado. Cotia, o centro denso e que ainda esconde casarões Coloniais, já há muito tempo em estado de deterioração. Todos estes lugares são ainda de oportunidades. Cada um do seu jeito.

A uma coisa que une estes três lugares além dos aspectos geográficos e que serve de ponto referencial, mesmo sendo tão diferentes, são suas igrejas. Assim que você chegar a Granja Viana avistará a Igreja de Santo Antonio. Em Caucaia bem la na em baixo avistará a Igreja da Imaculada da Conceição, dali poderá partir para qualquer outro local do Distrito. No centro segundo núcleo de moradores ainda vigiando os quatros pontos da cidade a Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat inaugurada em 1713.


Imaginem estes lugares daqui a dois mil anos e tanto... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário