Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

terça-feira, 6 de agosto de 2013

SPUTNIK


Este foi o artigo mais difícil de escrever. O tema em pauta mistura muita ficção e fatos históricos. Utilizei quase todos os recursos científicos proporcionados pela pesquisa, com o objetivo de separar a ficção da realidade e o resultado foi um fiasco. Ficção e realidade estavam tão imbricadas, que não foi possível separá-las. Diante dessa dificuldade, peço encarecidamente ao leitor que ao ler este texto, tente separar o trigo do joio. Muito cuidado com as entrelinhas dessa história.

A história foi contada por Benedito Viviani. Na década  de 60, em plena Guerra Fria, divide-se Berlim com o muro da vergonha. O astronauta Iuri Gagárin revela ao mundo que a terra é azul. De um lado o capitalismo, defendido com unhas e dentes pelos Estados Unidos, do outro o comunismo, apoiado pela União Soviética, disputam acirradamente o domínio territorial e espacial do mundo. Uma década depois de Iuri Gagárin ir ao espaço, os americanos chegaram à Lua. O que  ninguém imaginava nessa época era que, em Cotia, estava sendo elaborado um projeto confidencial para mandar um astronauta à Lua, Marte, e Saturno. Relata o Sr. Viviani, entusiasmado, que no ano de 1962 o foguete estava pronto para ser lançado.

Para que o foguete ficasse realmente pronto foram necessários 10 anos de trabalho árduo. Os mentores da façanha de lançar o foguete em Cotia tinham mais de trinta inventos, inclusive o do conserto de lâmpada. Harayuki Yano, Osvaldo Manoel de Oliveira (Osvaldão) e Calil Nicolau, foram os cientistas que lideraram a construção da espaçonave orçada no valor de 5 mil cruzeiros, o dinheiro da época. Vale ressaltar que o projeto foi financiado pelo Depósito de Materiais de Construção Bandeirantes. Durante trinta dias o foguete ficou exposto na praça Joaquim Nunes. O foguete atraiu a atenção de moradores da cidade e de viajantes que passavam pela Rodovia Raposo Tavares com destino ao sul do país. Todos os visitantes estavam muitos ansiosos, segundo um idealizador do projeto. O Sr. Viviani, integrante da equipe Sputnik, relata que a segurança da praça teve que ser redobrada, e os guardas se revezavam nas 24 horas do dia. Dizem que, no período em que o foguete ficou exposto na praça, alguns espiões de origem russa e americana estiveram em Cotia com objetivo de roubar o projeto, que estava muito bem guardado na casa de outro integrante da equipe, o Sr. Aurélio, da farmácia.

1962 foi escolhido como ano de lançamento do foguete Sputnik. Nesse dia, mais de 500 pessoas lotaram a praça Joaquim Nunes. O prefeito Emílio Guerra, preocupado com a multidão que ocupava a praça, providenciou que a guarnição do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal e mais ou menos 50 homens da Polícia Militar e da Civil ficassem de plantão para garantir o sucesso do lançamento do foguete. Armindo Miguel, conhecido como Lacerda, e escolhido como piloto, era o único da equipe com experiência em aviação, pois tinha trabalhado no aeroporto de São Paulo e pilotava avião de verdade. Após a escolha do astronauta, iniciaram os treinamentos de capacitação.

No dia do lançamento, o Sol brilhava em Cotia. O único erro da equipe foi escolher um estranho para acionar o dispositivo do foguete: o detetive Dimitri Borja Kozarec... Começa a contagem regressiva e, ao final, houve-se um estrondo que forma uma nuvem de 218 metros quadrados. Grande expectativa, logo em seguida muita tristeza: o lançamento fracassou, frustrando  a multidão. Segundo Viviani, “o detetive Dimitri era um espião e provavelmente sabotou o “projeto”. O detetive foi levado à delegacia da cidade e interrogado com veemência pelo delegado, mas nada revelou; dias depois desapareceu da cela, misteriosamente.
Após a tentativa frustrada de decolagem do foguete, a multidão ainda permaneceu na praça lamentando o ocorrido.
O fato não desanimou a equipe que, reunida em um lugar secreto, estava pensando em um outro projeto que ia dar o que falar: segredo absoluto.


Joãozinho Carpinteiro, construtor do foguete, José Jacaré e Pedrão do Ultimo Gole, eufóricos, apresentam sua idéias para o novo projeto. Acredite se quiser. 

                                                                      Prof. Marcos Roberto Bueno Martinez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário