Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

domingo, 29 de junho de 2014

QUANDO A EDUCAÇÃO FAZ A DIFERENÇA


 Quando procuramos uma escola para nossos filhos, o que esperamos dela? Educação. Que tipo de educação desejamos? Escrever, ler e aprender as quatro operações. É isso que desejamos?

Ao final do tempo escolar descobrimos que os objetivos básicos daquilo que desejamos da escola foram mal realizados. Perplexidade!Como nos sentimos? Quem fracassou? Fiz o que pude para a educação escolar do meu filho. Será que demos valor e atenção para essa escola? Então, missão cumprida?

Missão cumprida! Por quê? Não questionamos ao fundo com medo de sermos responsabilizados pelo fracasso escolar dos nossos filhos. O que desejamos, de fato, quando iniciamos nossos filhos na vida escolar?Aonde gostaríamos que eles chegassem?

Qual a culpa do governo em relação à educação de péssima qualidade? O papel de fracasso ou sucesso é só responsabilidade do governo? Como ficam os pais nessa história?

Qual nosso papel?

As discussões sobre educação que fazemos, quase rotineiramente, não passam de opiniões,sem a preocupação de mudar alguma coisa (falta envolvimento até na fala). Talvez falemos tanto sobre as mazelas da educação para nos livramos da culpa de que educação é realmente o foco principal, desde que não nos envolva.

Parece que a corda arrebenta do lado mais fraco. Professor! Educador!

Pagamos escolas duas vezes. Através dos impostos e a particular.

Quem pode pagar uma escola encontra milhares delas com todo tipo de educação. Nessa prateleira da educação, o produto que buscamos tem que combinar com a nossa necessidade. Eu pago, posso exigir. Ficam com meu filho enquanto trabalhamos. Dê preferência a quem o eduque em todos os sentidos. Educação familiar é uma responsabilidade dos pais e não da escola. Muitas vezes esquecemo-nos desse papel...
A escola não é uma instituição isolada. Dentro dela nossos filhos convivem com o consumo, individualismo, com o preconceito.Conflitos diversos. Muitas vezes o preconceito tem seu berço dentro de casa. O celular, o iPhone, o tablet, a melhor mochila, o melhor tênis. Será que esses aperitivos são ingredientes de uma boa educação? Eles vão para uma competição não para a escola. Ter e não ser. Temos que equipá-los para que sobrevivam neste ambiente hostil que valoriza a aparência e o consumo. Cadê a educação escolar? Esse é o tipo de escola que você quer? Que você deseja?

Escola pública ainda é uma boa alternativa.Em muitas se pratica educação com seriedade. Envolvimento.Não! Meu filho(a) não se adaptaria àquele ambiente! Eu tenho medo do que possam fazer com ele. Ele ainda é meu bebê. Ambiente hostil tem tanto na escola particular como na pública. Cada uma com sua perversidade! Seu filho não é mais bebê. Ainda bem que nem todo mundo pensa assim. Se não a escola seria um imenso berçário.


A escola, além de ensinar a ler, a escrever e as quatro operações, ela trabalho noções de cidadania. Civilidade. Caso contrário esse aprendizado básico não serviria para nada. A participação dos pais é fundamental nessa formação. Faz a diferença. A educação faz a diferença quando participamos efetivamente. Agora, quando participamos e denotamos certa indiferença aí a conversa é outra (fazemos de conta). Temos o governo na berlinda para mandar a lenha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário