Venha compartilhar um pouco do trabalho que realizo como historiador e professor da cidade de Cotia. Mergulhe no passado das pessoas que construiram este lugar, recorde fatos marcantes que deram identidade cultural a esta cidade.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

QUERO ENVELHECER: FICAR VELHO JAMAIS


Esta coisa de envelhecer só começa incomodar quando completamos cinquenta anos. Isso vale para quem é normal.

Sabe quando você começa a perceber que o tempo está passando,quando um jovem e/ou uma jovem lhe chama de tio (desconhecidos). E aí,tio? Outro sinal do envelhecimento é quando você opina sobre um assunto e alguém torce o nariz ou faz de conta que ouviu para não lhe chatear. Ora, a indiferença é pior. Outros nem ouvem.

Diz um amigo já “envelhecido” que, no decorrer da vida, aprimoramos nossas qualidades e defeitos. Quando aprimoramos só os defeitos é um sinal de que alguma coisa não está bem. Quando não nos suportamos precisamos parar e fazer algumas reflexões. O barulho incomoda. Só são importantes fatos da nossa juventude. No meu tempo era assim... Quando estamos assim, o nosso passado vale muito pouco. Esquecemos de sair dele e transformá-lo em algo significativo.

Se isso acontecer é que estamos ficando velhos e não envelhecendo. Ranheta! Anormalidade é quando não temos idade pra ter ideias velhas. Somos retrógados. Não aceitamos discutir assuntos polêmicos. Defendemo-nos, com certeza, sobre tudo. Estamos a um passo para criar algum tipo de preceito com preconceito.

Velho mesmo é quando culpamos o mundo pelos nossos fracassos. Não existe idade pra isso. As dores no corpo sempre têm alguém para culparmos. Os olhos que já não enxergam- é culpa do tempo. Coitado do tempo. E Deus, então, uma imensa muleta!

Talvez o maior sinal do envelhecimento seja quando a família quer lhe colocar em um lugar que não seja o meio familiar. Asilo. Um pouco mais moderno - casa de repouso. Aí não há envelhecimento ou velhice que suporte a dor, o abandono. Ora a nora ou genro que não lhe...

Os filhos que não têm tempo. Os netos estão além do tempo. Resta a piedade de quem olha de fora. Como se isso resolvesse.

Como a cultura ocidental (nem sempre) joga fora o envelhecimento e a velhice,descartamos. O conteúdo pouco vale. Nem valor de troca do conhecimento adquirido com o novo não importa? Não vale bosta nenhuma,amigo!


Eu quero envelhecer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário